sábado, 29 de fevereiro de 2020

Passando por todas as crises do século


Viver no Japão nos tira a tranquilidade de viver uma rotina "normal" por longos periodos. Aqui na terra dos samurais as coisas quando acontecem tem proporções gigantescas e rápidas. Talvez seja por causa do tamanho do país. Vai se saber...

Todas as crises economicas que passei desde quando cheguei em terras nipônicas foram rápidas , tanto para acontecer , como para terminar. As coisas acontecem em outra velocidade por aqui. Pelo menos é esta a impressão que tenho quando comparo o Brasil com o Japão.

Agora enfrentamos uma outra crise com as negociações entre a China e os Estados Unidos. Basta o Donald Trump dar alguma declaração publica desfavorecendo a poderosa China que o mercado financeiro japonês reage imediatamente. Além da crise econômica temos agora uma nova crise originária da China , o tal Corona Virus. Não só a produção de muitas industrias no Japão e no mundo foi afetada como também a saúde pública mundial.

Não há como ignorar esta realidade e tentar levar uma vida normal. Por mais que o governo tente não alarmar a população , este virus pode trazer inúmeros prejuízos não somente na saúde como no financeiro de todas as pessoas que vivem no Japão. Desde as grandes industrias até o trabalhador comum.

Por exemplo, caso um trabalhador comum tercerizado seja afetado pela doença , será obrigado a ficar em casa por no minimo quatorze dias. Se você trabalhador não tem yukius( ferias remuneradas ) terá um prejuizo imenso no orçamento mensal . Pelo menos os exames e o tratamento contra o Conora Virus serão subsidiados pelo governo . Menos mal. Imagine ter que ficar internado em um hospital e arcar com a diária de uma internação por uma semana que seja, além de perder dias de trabalho?

Para não ter que passar por imprevistos o meu conselho é : economize ao menos 10% de seu salário mensal para futuras  eventualidades. Não há como viver em um país estrangeiro sem possuir uma economia ( poupança) para casos de desastres naturais e crises economicas. Nós estrangeiros somos a ponta fraca da corda. Portanto , prevacaver-se é o melhor método para sobreviver nestes tempos de crise.

Não viva no Japão como se vivesse no Brasil. Aqui as coisas acontecem em outra velocidade.






Nenhum comentário: