terça-feira, 29 de dezembro de 2020

Sabedoria é questão de QI




De onde vem a sabedoria das pessoas? Da vivencia de inúmeras experiências ? Da maturidade? Da religiosidade? Da velhice? 

Hoje pela milésima vez tive a triste constatação de que a sabedoria não vem com a velhice, e nem tão pouco com a religiosidade. Ela está ligada diretamente ao nosso QI ( quoeficente intelectual) , e até mesmo ao nosso QE ( quoeficiente emocional) . Uma pessoa que possua um quoeficiente  intelectual abaixo da média não é capaz de processar situações complexas em que devemos analisar todos os pontos de uma situação.     
     
Existem exceções , quando a pessoa mesmo com um QI baixissimo é possuidora de um bom senso nato. Sabe quando deve se pronunciar, sabe quando deve se calar. Mas, a grande maioria não usa o cérebro pra se manifestar, usa apenas a boca sem pensar e nem medir as consequências de seus atos. 

É triste ter que admitir que eu estava enganada em relação aos idosos. Aquela ideia romantizada do velhinho sábio e da velhinha dôce e sensata caiu por terra. Os velhos vão se tornando crianças, como se fosse uma contagem regressiva. Tornam-se mais depententes. Alguns até fraldas voltam a usar. É um verdadeiro retrocesso intelectual. E a sabedoria dos mais velhos? Depende da capacidade intelectual de cada um e do uso frequente do cérebro durante toda uma vida. 

Vovós e vovôs com baixo QI , usem a internet, façam palavras cruzadas, leiam noticias, pratiquem atividades fisicas, tomem suprimentos para a memoria. Não decepcione um filho, ou um neto, quando te pedirem um conselho. Ou , simplesmente quando queiram conversar.





Nenhum comentário: