sábado, 24 de julho de 2010

romantismo ecológico

Amor ecológico entre o crocodilo e a ave- palito

Alguém nessa vida já te disse que esteve simbióticamente bem com você?Pra mim disseram.Pois é! acho que ouvi essa palavra em alguma aula de biologia, ou coisa do gênero, mas nunca me passou pela cabeça que alguém nessa vida fosse capaz de referir-se a quimica entre casais de forma tão ecológica.Puro romantismo ecológico, ou o que?

Simbiose é uma relação mutuamente vantajosa entre dois ou mais organismos vivos de espécies diferentes. Na relação simbiótica, os organismos agem activamente (elemento que distingue "simbiose" de "comensalismo") em conjunto para proveito mútuo, o que pode acarretar especializações funcionais de cada espécie envolvida. A simbiose também é chamada de protocooperação [carece de fontes?].

Há alguma indefinição nos conceitos associados a este termo. Assim, dever-se-á ter presente que a simbiose implica uma inter-relação de tal forma íntima entre os organismos envolvidos que se torna obrigatória. Quando não existe obrigatoriedade na relação, dever-se-á utilizar antes o termo/conceito protocooperação."

Cooperação, Protocooperação ou Mutualismo Facultativo é toda relação ecológica harmônica, em que ambas as espécies são beneficiadas mas uma pode viver independentemente da outra.

A protocooperação é uma relação benéfica para ambas as espécies, embora não lhes seja indispensável. Os seres associados mantêm certa independência: apenas se beneficiam das associações mais ou menos duradouras que estabelecem.

Exemplo de protocooperação:

A relação que ocorre entre as aves-palito e os crocodilos: freqüentemente existem sanguessugas e restos de comida entre os dentes dos crocodilos. Por causa disto, o crocodilo abre a boca e permite que a ave-palito pouse dentro dela para se alimentar dos restos de comida e das sanguessugas. Assim, o crocodilo fica livre desses "incômodos" e a ave-palito obtém alimento de maneira fácil e segura (porque o crocodilo não fecha a boca, e nenhum predador da ave-palito se aproxima do crocodilo).

Nenhum comentário: