sexta-feira, 16 de setembro de 2011

La cosa nostra

É muito estranho perceber em mim mesma algumas alterações de caráter, ou de comportamento por ter sofrido uma grandississima influência cultural durante um longo tempo. Não, não falo dos japoneses , apesar de ter vivido por lá por mais de 7 anos , nunca me senti verdadeiramente inserida na cultura e na mentalidade japonesa. Tem que gostar, admirar e se identificar pra se inserir em uma outra cultura e vive-la a 100%. Agora que estou em terras tupiniquins, vivendo o arroz com feijão, percebo o quanto mudei .Não sou mais a mesma de 7 , 8 anos atrás quando saí de São Paulo com destino a Shizuoka no Japão. Vivi tantas coisas por lá (e fora do japão também)que não caberiam em um livro, coisas fantásticas inclusive. Vivi dois mundos em um só. Conheci tanta gente diferente, tantos lugares que nem imaginava um dia poder conhecer. Aprendi outras línguas, vivi amores impossíveis, viajei em busca de um sonho exageradamente ilusório e romantico. Me apaixonei por pessoas, lugares, culturas, paisagens , mentalidade e até mesmo pelo senso de civismo de algumas culturas. Hoje, aqui na terra dos tupiniquins, penso que me perdi de mim...outra vez. Não me enquadro mais a essa realidade do lado de cá, por mais que eu tente e me esforce. Tá difícil curtir oque os brasileiros curtem, tá difícil ignorar as calçadas esburacadas, os pedintes nas ruas, o transito caótico e o jeito "leggero" do povo brasileiro que sempre apreciei. Até isso anda dificil curtir. Sinto falta de civismo, sinto falta de ordem, sinto falta de ruas vazias e das casas com jardins. Sinto falta de educação e cavalheirismo .Sinto falta de gente que tem um algo á mais a acrescentar. Sinto falta de uma cultura local pra eu admirar e me inserir. Me perdi de mim, outra vez...

3 comentários:

Criska disse...

Isso é comum, não se preocupe. Quando retornamos ao Brasil, percebemos o quanto brasileiros são mal educados e o qanto as obras são mal feitas, mas lembre-se do que vc sentia falta quando estava lá. Conheço pessoas que ate entraram em depressão quando voltaram... Evite essa tristeza.
Bjs!

Viajante disse...

Obrigada amiga,
Tô me esforçando...sei que é uma fase, e ainda nem tenho 6 mêses completos aqui no Brasil.Foram muitas mudanças sim,algumas um pouco indigestas pela força da mudança, mas isso passa...tudo passa nessa vida...até uva passa...:-) Beijusss

Sandra disse...

VC ESTÁ DE VOLTA E NEM ME AVISOU????