quarta-feira, 23 de março de 2016

É Brasil?



Desde que aterrizei em terras nipônicas a minha maior dificuldade foi de me acostumar a separar o lixo. Aqui em terras nipônicas as garrafas pet são separadas para reciclagem, as embalagens plásticas     tambèm devem ser separadas e lavadas, assim  como   as garrafas  de vidro e latas tem seu dia certo para serem recolhidos.  O lixo queimável também tem dia certo . Normalmente tres vezes durante a semana, e se por acaso, você esqueceu de jogar o lixo, problema seu. O lixo deve ser guardado em casa para que os corvos não espalhem o lixo pela rua. 

Com todo este critério rigoroso de coleta de lixo ( região de é Tokio é mais severa) , a japonesada respeita e joga o lixo ordenadamente nos dias indicados. As ruas são limpas e dificilmente você verá lixo espalhado pelas ruas do Japão, apesar de já ter visto bitucas de cigarro espalhadas pelas ruas de Hamamatsu e na entrada da fabrica onde eu trabalhava anteriormente. Nem todo japonês é assim tão certinho, mas eu diria que existem por aî uns 10 ou 20% da população japonesa que na calada da noite deixa de ser tão "certinho". 

É como o roubo de bicicletas aqui no Japão. Eles roubam na maior cara de pau para usar naquele momento e depois descartam a bicicleta na rua. 

Apesar desta minoria ter estes maus hábitos, aquilo que percebemos vivendo por aqui é que o japonês tem um senso de civismo muito apurado que vem desde os primeiros anos de vida, seja em casa ou na escola, eles aprendem a limpar e conservar todas as àreas que são de uso coletivo, tipo a quadra onde fica a sua casa, os corredores da escola e o o proprio local de trabalho. Em compensação a casa (lado interno) dos japoneses é totalmente bagunçada e desordenada. 

Com os brasileiros creio que ocorra o contrário. As casas sempre estão ordenadas e limpas , porèm as ruas ( que é de uso coletivo) , as praças , muros , escolas pùblicas e tantos outros lugares de uso público são usados como locais de descarte de lixo. 

Isto comprova o quanto o brasileiro não se importa com o "coletivo". É a típica filosofia do "Cada um por sí e Deus por todos". Sempre deixando a parte mais desagradável para Deus administrar. 

E o pior desta "filosofia" de vida alla brasileira é que o povo brasileiro leva esta filosofia inùtil por onde quer que vá. 

Estou publicando um flagrante da lixeira do predio onde estou vivendo agora em Shizuoka , um prédio habitado apenas por estrangeiros ( 95% brasileiros e 5% filipinos) , onde eu penso estar por pouco tempo ,porque não suporto ver tanta desordem e falta de civismo. 

Tem um toque de Brasil nesta lixeira...


Nenhum comentário: