quarta-feira, 20 de junho de 2018

Minha vida no Japão

                    
                                                Monte Fuji san - Shizuoka-ken 

A minha vida aqui em terras nipônicas é igual a de muitos dekaseguis que vieram ao Japão há anos atrás com sonhos e projetos de voltar ao Brasil e acabaram ficando por aqui. É incrîvel como o tempo passou rápido. São mais de 15 anos que estou na ponte aérea Brasil - Japão e parece que foi ontem.

Conquistas materiais não as tive . Com o passar do tempo percebi que existiam outras prioridades na minha vida do que poupar para ter um teto próprio . Precisava viver os meus sonhos , e ter uma casa pröpria não era bem o meu maior sonho.

Após mais de 15 anos passados aqui em terras nipônicas, entre viagens , inúmeras mudanças de endereço, periodos de fartura e de dureza total. Posso afirmar que , fui muito feliz e abençoada por Deus desde os primeiros anos de Japão.

Hà quase 10 anos que trabalho na AGC japan , com alguns intervalos . Já sou considerada uma veterana por todos os japoneses , apesar de ter me afastado por várias vezes . Em uma ocasião eu simplesmente não fui mais trabalhar após o terremoto de 2011 e fugi para a Suiça uma semana após o ocorrido , sem dar muita satisfação.  Em 2012 voltei para o Japão com a maior cara deslavada e pedi para retornar ao meu antigo posto de trabalho e surpreendentemente me aceitaram de imediato. Claro que recebi um sermãozinho do contratante , mas me receberam super bem. Agora estou cumprindo mais 1 ano de AGC , desde  o meu regresso do Brasil no ano passado. Já faço parte da paisagem.

A AGC japan foi uma benção na minha vida e continua sendo. Não conheço outro lugar aqui em terras nipônicas onde se trabalha com gente educada , em um ambiente limpo , climatizado e sem chefes. Ontem mesmo me atrevi a tirar 1 hora de kiukei ( intervalo) a mais  para assistir a partida de Japão X Colombia .  Eu não conheço nenhum lugar no mundo que ofereça 15 minutos de intervalo de duas em duas horas. Fora os 60 minutos de intervalo para almoço. Aqui no Japão existe uma expressão pra toda esta regalia : amai , que significa dôce, ou indulgente.

Hoje choveu muito por aqui e eu decidi ir a pé do meu apartamento para a fábrica . Sabe o que é você sair do seu apartamento semi-mobiliado grátis ( oferecido pelo contratante) e caminhar apenas cerca de 10 minutos até o local do seu trabalho, sem pressa, nem trānsito e nem horas perdidas dentro de um busão lotado? Para mim isto é o céu! Era tudo o que eu pedi  a Deus todas as vezes que eu estava em pé por mais  de 1hora dentro de um busão lotado em plena avenida Rebouças. Definitivamente , desejo realizado.

O melhor desta comodidade toda é sem duvida o aluguel gratis por todo o periodo que eu estiver trabalhando. Ajuda muito no orçamento mensal e mesmo sem horas extras ainda dá para economizar a parte do salário que seria do aluguel.

Não sei por quanto tempo vou ficar aqui ainda, por mim ficaria por mais muitos anos , mas o amanhã nunca se sabe. Pode ser que ocorra um novo corte de pessoal , mas também pode ser que a empresa prospere e consiga aumentar a produção . Deus queira que sim. Eu amo muito este meu trabalho e o ambiente tranquilo.

Além de já fazer parte da paisagem da AGC , escrevi a minha propria historia durante todos estes anos  de vida e labuta em Shizuoka. Sem dúvida alguma é o meu segundo lar.



Nenhum comentário: