sábado, 9 de junho de 2018

Você é aquilo que posta



Nem sempre o virtual é tão irreal assim.

As nossas postagens nas redes sociais mostram muito mais de nós do que imaginamos .

Fotos de viagens , lugares fantásticos e grandes produçōes podem representar apenas 20% da nossa realidade, mas a frequência de postagens do gênero pode demonstrar apenas um grande interesse por viagens  , ou uma necessidade absurda de ser admirado. Geralmente a pessoa não cabe em si, ela necessita compartilhar e obter muitos likes.

Eu tenho pouquissimos contatos no facebook e no instagram. Minha curiosidade é grande , mas meus interesses reais são poucos . Portanto, não vejo a necessidade de estar compartilhando coisas que não interessem aos contatos que possuo nas redes sociais.

Aprendi com o passar do tempo que redes sociais  não são o lugar certo para despejar minhas insatisfações pessoais , e nem tão pouco despir a minha alma . Problemas pessoais devem ser discutidos e expostos in off , ou seja , no privado. Assuntos de interesse pessoal também devem ser compartilhados e discutidos em grupos de igual interesse . Se você é um religioso não espere aprovação ( likes) de seus posts com teor religioso de amigos e familiares que são ateus , agnósticos ou ecumênicos.  Compartilhe com iguais em grupos fechados, caso contrário , poderá se frustrar virtualmente.

Postar indiretas em forma de mensagens de frases feitas é um outro vício que percebo na maioria das vezes em mulheres . Amargura virtual em postagens é muito chato e não agrega absolutamente nada . Não compartilhe sua amargura virtualmente. Quer desabafar ? Procure um amigo ou escreva em um diário virtual.

Ainda fico pasma com a facilidade com  que as pessoas postam em video a sua vida privada para que milhares de pessoas  estranhas visualizem  momentos muito intimos . Para que? Para serem julgadas por estranhos?

Ontem vi um video ( por acaso)  de uma garota que relatava sua má experiência na gravidez. O titulo do video era "fui abandonada grávida" . No começo me comovi com a situação da moça e até chorei com ela , depois fui assistindo a outros videos dela antes da dita gravidez. Em um dos videos ela está bem diferente , toda maquiada , cabelos longos e trages de banho . Ela foi miss de um clube de futebol antes de engravidar. Em outro video ela está super hiper maquiada e relata uma bebedeira em uma festa que ela esteve com o "ficante" dela , que é um jogador de futebol e suposto pai de seu filho.   Em dita festa ela diz não se lembrar o que ocorreu porque ela simplesmente desmaiou de bêbeda. Ao assistir a sequência de seus videos antes de sua gravidez já começei a mudar a minha opinião sobre a pobre garota grávida abandonada. Ex-miss , ex-modelo , baladas , bebedeiras e grávida de um jogador de futebol que negou a paternidade de seu filho. Já vi esse filme.

Quem sou eu para julgar alguém, mas fica explicito demais nos videos desta ex-modelo o que ocorreu com ela . Mas precisa postar isto em video no youtube?

As pessoas perderam a noção da propria privacidade e a desnecessariedade ( essa palavra existe?) de expor suas vidas a este ponto . Para quê? Para receber dislikes, ou para ser julgada por um juri de estranhos virtuais que nem se quer conhecem a sua história?

Mais uma vez reafirmo que o bom senso é tudo na vida de qualquer pessoa . Compartilhar não é despejar em cascata informações de teor pessoal. Compartilhar é dividir com o outro , na mesma proporção. Não é dar demais , nem dar de menos . Rede social não é esgoto a céu aberto , nem divã de psicólogo.  




Nenhum comentário: