terça-feira, 3 de julho de 2018

Amizades japonesas


Há mais de 10 anos vivendo em terras nipônicas já era tempo de ter boas e profundas amizades com os japoneses. Só que não!

Sempre procurei fazer amizades com pessoas de todas as raças desde que decidi ficar por muito tempo em terras nipônicas. Foram filipinos, peruanos, argentinos, bolivianos , italianos , brasileiros e japoneses que conheci ao longo deste periodo todo. Sempre os tratei como iguais , apesar das diferenças culturais, mas devo confessar que aprofundar uma verdadeira amizade com os japoneses é uma missão quase que impossível. Não existe o principal para aprofundar amizades : a profundidade.

Tive ao longo dos anos algumas amigas japonesas que me ajudaram muito e sempre foram muito prestativas . No fundo sei que elas possuem alguma consideração por mim, mas falta a cumplicidade , falta falar sobre os nossos problemas, falta compartilhar as nossas alegrias, falta intimidade, falta um abraço amigo. Sinto falta de amizades mais construtivas e afetuosas.

Não vejo os japoneses como uma raça fria e sem sentimentos, eles simplesmente são contidos demais. Alguns por pura timidez, outros por questões meramente culturais de um país onde as pessoas não se tocam muito. A coisa mais rara é cumprimentar alguèm com um aperto de mão, quem dirá um abraço ou beijo no rosto. Eu mesma tomo o cuidado de não tocar os japoneses enquanto eu falo . Eles podem não gostar , achar muito invasivo ou simplesmente estranharem o ato .

Uma vez toquei o rosto de um colega japa de serviço para mostrar a ele o quanto a minha mão estava gelada. O japa teve uma reação tão estranha que até hoje não consegui identificar qual foi a reação dele ao ser tocado pela minha mão gelada. Seria de frio, seria de extase, seria de desconforto? Sei lá!

Nem todos os japas e as japas são assim , mas a grande maioria é muito cheia de convenções e isto dificulta uma intimidade e naturalidade maior nos relacionamentos. Talvez até entre eles mesmos seja assim.

Desisti de querer aprofundar amizades com japoneses. A melhor forma de fazer boas amizades com japoneses nativos é ser como eles gostariam que você fosse, ou que você se adapte a forma cheia de convenções a que eles estão acostumados.

Em parte, percebo que eles gostam oumse divertem com o meu jeito diferente de ser , mas ao mesmo tempo se sentem incomodados ou intimidados quando sou expressiva demais.

Aquilo que me conforta é saber que isto não ocorre só comigo. Meu amigo italiano também se sente totalmente bloqueado quando o assunto é cultivar amizades com os japoneses.

Vivendo e aprendendo. Nunca pensei que os japoneses fossem tão fechados antes de conviver com japoneses nativos . E olha que o meu pai era japonês legítimo.

Cheguei a conclusão de que o japonês é muito mais japonês quando vive em sua terra natal , e a coletividade tipica da raça asiática os impede de serem mais livres. Em contra-partida, quando eles se aventuram a viver  em terras estrangeiras são mais adaptáveis as diferenças e mais originais.

O mesmo japonês que viveu anos na europa não é mais o mesmo que voltou a viver em sua terra natal e vice-versa. Talvez isto tenha ocorrido comigo também, mas se tem uma coisa que eu não dispenso em uma boa e verdadeira amizade são os abraços e a cumplicidade. Nestes dois quesitos a japonesada deixa muito a desejar...



Nenhum comentário: