quarta-feira, 4 de julho de 2018

Japoneses no trabalho




Em meu primeiro intervalo de 15 minutos ( a empresa dá 15 minutos de intervalo de 2 h em 2 h ) , fui ao refeitório da fabrica e tinha uma japinha sentada com os olhos colados no celular. Isto era por volta das 18:00 h . Como sempre , muito "majime" ( correta) que sou , fiz meus 15 minutos de repouso e logo voltei ao trabalho.

Retornando ao meu posto , me sento , olho para o lado e a minha colega de trabalho japa  que se senta logo ao meu lado estava dando uma bela cochilada sentada , meio que debruçada sobre o seu material de trabalho , que  consiste em pequenos vidros cortados para a confecção de lentes para cameras fotograficas. Nenhum pó ou particula microscópica podem passar pela inspeção, mas com ela  debruçada praticamente em cima dos vidros , com certeza alguns vidros deverão ser descartados.

As 20:00 h saí novamente para o meu intervalo de 60 minutos  de janta ( não remunerado) . Entrei no refeitório e lá estava a mesma japinha que estava no refeitorio às 18:00 h , desta vez literalmente roncando debruçada na mesa do refeitorio com o seu casaco cubrindo a sua cabeça.  Ela estava repousando no refeitorio desde as 18:00 h , ou seja , ela estava a tôa por 2 h no refeitorio. Logo que eu me sentei a mesa e liguei a televisão ela se levantou e saiu . Não sei para onde , talvez dar um giro do lado de fora do prédio.

Voltando do meu intervalo de 60 minutos ( normalmente faço apenas 40 minutos) , entro na seção e lá está a minha colega japa cochilando ainda , sabe-se lá desde a que horas.

As duas japas mais dormiram do que trabalharam o dia inteiro. Desse jeito fica até monótono demais ir trabalhar para dormir . Melhor ficar em casa dormindo.

Para entender a dinâmica da situação, o periodo é de baixa produtividade , portanto , muitas pessoas ficam sem ter realmente o que fazer durante quase metade da jornada de trabalho. Daí o povo faz 2 h de intervalo,  sai para fumar quinhentas mil vezes , ou ficam assistindo tv pelo celular . Fazer uma faxina no refeitorio que está com o chão encardido ninguém quer .

Vendo esta situação de ociosidade total dos meus colegas japoneses , fico aqui pensando : Onde é que foram parar os japas "majimes" ( corretos) que sempre estão no imaginário popular?

Provavelmemte limpando as arquibancadas dos estadios da Russia . Quando tem alguém vendo.



Nenhum comentário: