sexta-feira, 13 de julho de 2018

O verão japonês

         


O verão japonês chegou com tudo este ano, apesar da epoca de chuvas que devastou Hiroshima. Aliás, ôh lugarzinho pra ser devastado, ne!

Na quinta- feira passada foi anunciado na fabrica que quem quisesse folgar na segunda-feira poderia usar yukiu ( folga remunerada) , e como a produção anda baixissima e eu estou ainda aprendendo a medir os vidros e salvar no Excel ( Excel e Windows em japonês) , decidi na ultima hora em folgar na sexta-feira e emendar até segunda.

Quatro dias de folga em pleno verão em uma cidade onde não existe nem estação de trem. O que fazer ? Busquei reservas em hoteis para aproveitar a comodidade de estar hospedada em um hotel perto da praia. E quem disse que encontrei vaga? Tudo lotado durante todo o verão.

Eu não possuo carro aqui por acreditar que carro é um mal necessário que dá muita despesa, mas sem um meio de locomoção a vida fica muito dificil aqui no interior. Imaginem pedalar mais de 40 minutos debaixo de um sol de mais de 33 graus ? Foi o que eu fiz. Era o que tinha e não me arrependo.

Peguei a minha bike , me armei de coragem, gelo  ( comprado no seven eleven) , um shorts , uma camiseta , óculos de sol e chapéu. Na ida até que foi tranquilo, mas na volta eu estava toda pegajosa e muito cansada. Apesar da dificuldade valeu muito a pena aproveitar a minha folga de sexta-feira para ir a praia.

O tempo estava perfeito, quente , mas nem tanto. A brisa do mar ainda estava fresca . Decidi dar uma parada naquelas construções de verão que ficam na beira da praia para comer alguma coisa. Que idéia fantàstica! Comer camarão frito na praia, sentindo a brisa do mar e ouvindo apenas o som das ondas do mar é simplesmente fantástico. Acho que suspirei de satisfação umas três vezes enquanto saboreava os camarões fritos. Uma delícia.

No caminho de volta passei por uma loja de departamentos para comprar um bikini , mas os bikinis japoneses mais se parecem com roupas de ginástica, outros com muita renda e flu flus que eu particularmente odeio. Sem falar no preço absurdo. Saí da loja e voltei uma quadra para me refrescar com algo gelado em um café que costuma tocar bossa-nova como musica ambiente. Neste café servem todos os tipos de café que se possa imaginar, desde o tradicional até os mais elaborados para o verão. Super refrescante!

Ainda tinha uns 25 minutos de bicicleta até o meu apartamento e no meio do caminho começei a sentir aquele cansaço de pedalar por tanto tempo debaixo daquele sol escaldante. Quase morri . A primeira coisa que fiz foi tomar uma ducha para tirar aquela sensação de suor pegajoso.

Hoje o sol está tão ou mais escaldante do que ontem e apesar do corpo dolorido por pedalar mais de 40 minutos no dia anterior , eu ainda estou animada a dar uma voltinha rápida na praia que fica aqui perto, cerca de 15 minutos. Não é uma praia para banho de mar , mas a visão do mar e o contato com a natureza me faz muito bem. Então, lá vamos nós outra vez.

É sempre bom estar ciente de que o calor japonês não é igual ao calor que estamos acostumados no Brasil, pelo menos na região sudeste, e preparar-se para não passar mal com o calor excessivo e a umidade excessiva do ar é algo imprescindível. Sempre sair usar chapéu e levar consigo uma garrafa pet de água congelada ou bebidas especificas para esportistas .


Nenhum comentário: