terça-feira, 25 de setembro de 2018

Honne e tatemae

                    
        
           
     


Aprendi a pouco tempo o significado de "honne e tatemae " em japonês , e estou aplicando todos os dias no meu trato com a japonesada. Pra dizer a verdade, eu creio que não há outra forma de se relacionar em um ambiente de trabalho onde 99% dos funcionários são japoneses. Eu sou o 1% da minoria.

Não sei explicar o significado correto desta modalidade de comportamento cultural japonês, mas é mais ou menos ser franco e direto ( honne) ou ser convencional ( tatemae) , no sentido de manter as aparências e um comportamento adequado para as relações em geral. Pra ser mais direta é como ser verdadeiro ou falso .

No Japão as pessoas costumam usar de certas regras de comportamento para não criar situações embaraçosas ou atritos , e o "tatemae"  é frequentemente usado pelos japoneses para evitar conflitos ou antipatia gratuita entre os colegas de trabalho. Por um lado é bom, mas este  tipo de comportamento não os impede de falar mal de colegas de trabalho pelas  costas. Para mim é pura falsidade , mas se para os japoneses as coisas devem funcionar assim. Que assim seja!

Aprendi a saudar os japoneses com submissão ( só no tatemae, of course) , principalmente os chefes. Pra dizer a verdade acho que passei um pouco do "tatemae" e já devo estar quase no nivel do "goma sori" . "Goma sori" é outra modalidade de comportamento muito frequente no Japão que são os puxa-sacos de chefões. Esses costumam se dar muito bem aqui no Japão. Todo chefão tem uma meia-duzia de "goma soris" , e todos convivem em total harmonia. É quase uma relação sinestésica.

Além destas duas modalidades eu não dispenso o meu próprio método de um bom relacionamento em ambientes conflitantes de trabalho que é o velho e bom " em cima do muro". Não caio nem para  um lado e nem para o outro. Quase neutra, pra dizer a verdade.

Resumimdo, estou uma verdadeira "duas caras" no meu relacionamento com a japaiada. Contanto que eu não prejudique ninguém e busque apenas a minha neutralidade acho que não é um pecado.

Lidar com japoneses no ambiente de trabalho é muito chato. Nunca sabemos se o colega de trabalho que te dá balinhas ,biscoitinhos e sempre te cumprimenta   com um sorriso no rosto está sendo "honne" ou "tatemae" . E já que esta dúvida faz parte do jogo , vamos aderir.




Nenhum comentário: