sábado, 3 de novembro de 2018

Momento político




O Brasil està vivendo um momento único , desde as "diretas já" , a da inversão de valores. Falava-se muito em anistia  e democracia  na época. Era um momento de vitória para a democracia no Brasil. Me lembro de ter lido alguma matéria em algum jornal da época , que dizia : O Brasil ainda é muito novo ( pós ditadura militar)  para administrar  a democracia. Palavras proféticas de quem deu esta entrevista ao jornal. Não me lembro quem era, talvez um economista, ou algum jurista de renome da época.

Passaram-se 30 anos desde a reivindicação popular . E o que é que temos hoje? Corrupção deslavada , um estado quase falido,  e descredito da população nos partidos de esquerda. Na minha humilde opinião , o problema nem é de ideologia política , se de esquerda ou de direita. O problema é de que tipo de corja se aproveita de situações de poder para enriquecimento próprio.

O Brasil se transformou na "casa da mae Joana" , onde todo mundo entra , come , bebe e dorme. Desde as últimas vezes que estive no Brasil , percebi que em São Paulo se falavam várias línguas. Era frequente ouvir alguem falando em francês ( haitianos) , espanhol( bolivianos ,venezuelanos ou cubanos ) e árabe . Seria desumano da minha parte dizer que estes estrangeiros , alguns exilados, não tivessem o direito de uma vida melhor no Brasil. Mas , perai! O Brasil está enfrentando uma crise politica e economica . Os niveis de desemprego são altissimos. Como acolher esta gente toda de forma adequada se o estado não tem como acolhe-los?

Virou bagunça! E como resolver o problema atual da "casa da mae Joana"? Com ordem e pulso firme. Não vejo outra solução.

Aqui em terras nipônicas a maioria das empresas são privadas, inclusive hospitais. Pagamos impostos altissimos todos os anos . Aqui, quanto mais se ganha , mais se paga. E não tem desculpa. Se no ano anterior ganhou-se muito , no proximo ( mesmo desempregado) vai ter que pagar os impostos referentes ao ano anterior. Ficou doente? Se vira ! O seguro saúde obrigatório cobre apenas 30% das despesas hospitalares. Ou seja, a saúde no Japão é quase toda privatizada . O papel do governo é de auxilio e não de administração. E funciona? Sim, funciona, apesar das diferenças culturais no atendimento que deixam a desejar.

Obviamente que não dá para comparar o Japão ao Brasil . Já em termos de dimensões territoriais a diferenča é imensa. É muito mais facil administrar um país de dimensões menores . Também não há comparações a serem  feitas quanto a historia de cada país e a forma como é aplicada a educação em escolas públicas. Aqui não existe pixação . Por aí se nota o respeito e a educação civil.

" Ordem e progresso" , esta é  a frase  que consta em nossa bandeira . Seria mais uma frase "carmica" do que a realidade brasileira ?




Nenhum comentário: