segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Há males que vem para o bem



Durante muitos anos , desde que vim morar no Japão, reclamei da minha sorte por não ter tido outra escolha senão vir ao Japão sozinha. Reclamei, lamentei , resmungei por muitos anos.

Há males que vem para o bem. Hoje após mais de quinze anos vivendo na terrinha dos samurais posso dizer que aqui é a minha segunda casa , o meu porto seguro.

Todas as vezes que volto ao Brasil a impressão que eu tenho é de ter voltado ao passado , como se eu já não fizesse mais parte de nada. Uma turista acidental. Observo as pessoas e a paisagem com olhos de turista. Até quando vou a casa da minha maē é como se eu fosse uma visita , uma hóspede.

Se eu fizer um balanço da minha vida hoje , posso afirmar que vivi mais momentos felizes aqui no Japão do que em terras tupiniquins. Aqui eu pude realizar os meus dois sonhos de adolescencia ; viajar pela europa e ter o meu proprio espaço. No Brasil era algo que desejei muito , mas a minha realidade estava bem distante dos meus sonhos.

Não reclamo mais. Agradeço a Deus todos os dias por ter a sorte de poder estar em uma cidadezinha pacata , sem aquele transito louco de São Paulo. Me acostumei a não ter medo de andar de bicicleta a noite e até de madrugada. Me acostumei com o povo pacato e educado de Shizuoka. Me acostumei com a rapidez de conseguir um emprego com apenas um telefonema. Me acostumei com o silêncio do meu apartamento , e dos vizinhos também. Me acostumei com a privada hi-tech japonesa que aquece o nosso derrié no inverno. Me acostumei com a pontualidade dos meios de transporte japonês.   Se o ônibus atrasa dois minutos eu já fico impaciente.

E como voltar ao passado (Brasil) e me readaptar ? Não dá mais! Seria um retrocesso. Vida que segue.




Nenhum comentário: