terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

Um dia igual a outro



Quer ver o seu dia , a sua semana, o seu mês, o seu ano e a sua vida passarem rapidasso? Tenha uma rotina como a minha. Casa-trabalho, trabalho-casa.

Cinco minutos é o trageto que faço em bicicleta até o trabalho . Não dá tempo de acontecer absolutamente nada no caminho. Nenhum acidente, nenhum engarrafamento, nenhuma paquera no farol. Nada! Não acontecesse absolutamente nada de diferente todos os dias , no meu trageto de ida e volta do trabalho.

No trabalho é aquela mesmice de sempre. Às vezes tem inspeção para fazer , as vezes não tem. E quando não tem, não há nada para fazer a não ser limpeza ( souji) em lugares que ja fizemos ou tirar intervalos longos para passar a hora. Os colegas de trabalho sáo todos japoneses , então já viu ne! É aquela animação . Na verdade , nem estou reclamando do meu serviço, eu gosto muito do que faço e até do que não faço no horario de trabalho. Este emprego é bom demais! Eu me sinto como se fosse uma extensão da minha casa. Me sinto muito protegida .

O problema da minha vida aqui em terras niponicas é a rotina. Esse povo é ordenado demais e quase nunca acontece nada de diferente porque o povo japonês é muito ordenado e sistematico com a vida em geral. Tudo tem regra, tudo tem hora, e isto se reflete de forma bem específica no dia a dia de cidades pequenas do interior do Japão.

Talvez isto explique o indice alto de bulling nas escolas japonesas. A garotada deve sentir essa uniformização no estilo de vida japonês e queiram de alguma forma afronta-la. Se a minha rotina é chatinha , imagine a dos estudantes japoneses que vivem debaixo de regras e uniformizacão no modo de se comportar, de se vestir e tudo mais. Deve estressar.

Apesar da minha rotina ser assim meio chatinha e repetitiva, já me acostumei com ela . Todos os dias faço as mesmas coisas , e nos finais de semanas por mais que eu queira fugir da obrigação de ir ao supermercado , sou obrigada a ir senão, passo fome. A minha geladeira é muito pequena e não entra nada, porisso sou obrigada a fazer compras semanais. Também não tenho como carregar muitas compras na minha bike  e fico limitada a um certo volume de compras. O que nem é negativo, assim eu não compro supérfluos e economizo.

A minha cidade também não oferece muitas opções de compras e lazer . É um ponto negativo , mas também é positivo no quesito economia. Se não tem onde gastar e nem como , melhor para uma economia forçada.

Ultimamente ando com a ideia de adquirir uma bicicleta elétrica. Assim poderei pedalar até a outra cidade para fazer compras sem morrer no meio do caminho pedalando contra o vento. Estou querendo ampliar os meus "horizontes" de bicicleta . Já seria uma nova atividade para os finais de semana.

Sei lá! Tá ruim , mas tá bom! A rotina da minha vida aqui em terras niponicas me cansa , mas ao mesmo tempo , a rotina é de certa forma uma segurança . E assim a vida passa.


Nenhum comentário: