segunda-feira, 6 de maio de 2019

Fazer amizade na idade adulta



Amizade verdadeira não nasce do nada, ela precisa de tempo e frequência para amadurecer. Onde foi que você conheceu  a sua melhor amiga? Provavelmente na escola, no trabalho ou em algum grupo que você frequentava com certa assiduidade.

Quase todas as minhas amigas as conheci no trabalho. Ou trabalhavam comigo , ou eram minhas clientes. Só poderia ser no trabalho ,ne! Capricorniana, onde mais poderia ser?

Minha vida andou dando várias reviravoltas e eu vim parar do outro lado do mundo, mais especificamente no Japão. Desde então, as amizades verdadeiras andam escassas demais. Fiz ótimas amizades quando me mudei para Shizuoka , mas depois da crise de 2009 e do fatídico tsunami de 2011 , o povo debandou. Inclusive eu, mas acabei voltando após algumas tentativas frustadas de viver na Suiça e no Brasil. Parece que era o meu destino ficar no Japão.  Meu karma. Tava escrito.

Entre idas e vindas , acabei voltando para o mesmo emprego, mesma cidade e mesmos amigos remanescentes . Uma meia duzia apenas, entre japoneses e peruanos. Tentei fazer amizade com brasileiros por onde eu passei , aqui no Japão . Mas, sei lá. Não rolou.

Durante o periodo que estive no Brasil , cerca de um ano e meio , fiz poucas e boas amizades . Arrumei até um bofe, mas o destino já estava preparando a minha volta para o Japão . Novamente me afastei das boas amizades que conquistei . Assim fica dificil ter uma rede verdadeira de amigos! A distância pesa. Sinto falta dos laços de confiança. Fazer o que? Me contento em curtir fotos dos amigos que ficaram no Brasil . O fuso-horário é diferente , a rotina é diferente, o continente é diferente, os hábitos são diferentes . Até a mentalidade acaba se tornando diferente.

Tenho algumas poucas amigas aqui no Japão que me ajudaram muito em certas epocas de vacas magras e sou muitissimo grata a elas. Sei que me querem bem, mas...a mentalidade é diferente, os interesses , os planos , os sonhos. Sinto falta de trocar ideias , planejar mais viagens em companhia . Sinto falta de uma amiga que me anime, que me cobre, que me dê conselhos úteis e que seja de quebra inteligente e otimista. Tá dificil. Até tenho amigas assim, mas estamos distantes e acaba que cada uma vive a sua realidade.

Se fazer verdadeiras amizades após uma certa idade já é dificil. Imagine alguém que não tem paradeiro certo?

Me resta curtir fotos no instagram e mandar e receber mensagens curtas de "saudades" . Quem sabe um dia eu volto, né mesmo?





Nenhum comentário: