quarta-feira, 1 de maio de 2019

Comendo o "r"



Nesta era digital onde a gente mais escreve mensagens do que fala , ainda tem gente que escreve comendo letras. Tá! Pode ser o teclado do celular que é muito estreito e dificulta a digitação. Eu mesma erro frequentemente. Mas, quando em uma única frase falta o"r" de certos verbos mais de duas vezes não dá pra culpar o teclado.

O mais impressionante é constatar que são pessoas com o segundo grau completo , ou em andamento em algum curso universitário. O meu português não é perfeito e nem tão pouco tenho formação universitária, mas procuro tomar o máximo de cuidado para não estar  digitando algum dialeto incompreensível em português.

Eu participo de alguns grupos no facebook de brasileiros no exterior porque me interesso em saber como vivem esses brasileiros em terras estrangeiras. Um desses grupos é o "brasileiros na Suiça" . Em apenas um post a maioria das pessoas que comentaram o post eram de brasileiros que viviam em Zurique ( Suiça Alemã) e Genebra ( Suiça Francesa) . Sem exageros! Todos , absolutamente todos comiam o "r" ao escrever. Tipo: " Você pode procura estuda o alemão " . É algum dialeto de alguma região do Brasil? Tipo o mineirês?

Dá uma vontade louca de corrigir os comentários , mas eu acho um pouco invasivo comentar em um post público os erros gramaticais de um sujeito que eu nem conheço. Deixa ele lá comendo os "erres" , problema dele. A única questão é que eu não consigo levar a sério alguém que escreve comendo o "r" das palavras . Parece uma coisa fútil , mas não é. Julgamos pela aparência sim, ainda mais em redes sociais onde tudo pode ser fake. Se um perfil é perfeito demais desconfie. Se come "r" demais também desconfie.

Nem vou comentar aqui sobre aquelas pessoas que além de digitar errado ( culpa do teclado) , comem os "erres" e ainda por cima ignoram o uso da vírgula. Sei lá! Dá um nervoso!


Nenhum comentário: