segunda-feira, 13 de maio de 2019

O pessimismo japonês



Outro dia começei a ler algo sobre o xintoismo , aquela religião japonesa que nem era considerada religião, era mais uma filosofia de vida. Não pesquisei profundamente , mas pelo pouco que pude compreender , o xintoísmo tem algo de "aceitação" muito forte em suas çrenças. Para nós que tivemos uma base católica , é dificil entender como tal religião se processa nos dias atuais sem trazer junto uma pitada de frustração interior.

Não sei dizer ao certo se a falta de fé no amanhã e o pessimismo japoneses tem base religiosa , ou se é apenas a realidade de um povo que vive em meio a zonas de placas tectonicas que podem simplesmente acabar com uma cidade em questão de segundos. Talvez seja a junção das duas coisas. Mas, uma coisa é fato. Falta amor nesse povo.

Talvez esta mesma falta tenha impulsionado o meu falecido pai a buscar novas terras . Talvez, apesar de suas queixas, ele tenha se sentido mais acolhido em terras tupiniquins . Apesar dele nunca ter renegado  a sua origem, ele escolheu viver e morrer em terras brasileiras.

É irônico perceber que por toda a minha vida refutei as minhas origens culturais japonesas e hoje vivo em meio a ela, todos os dias. Há vezes que entro no ritmo dos japoneses e consigo entende-los. Há vezes que decididamente gostaria de estar em outro lugar e não ter que conviver com a falta de fé , a falta de amor , e o excesso de aceitação desse povo.

Nestas horas agradeço a Deus por ter nascido "brasileira", me isolar um pouco e refazer minhas energias ouvindo Zé Felipe ( filho do Leonardo) , assistindo videos de positivismo da Beth Russo , espiritualidade do Luz da Serra e recitando meus mantras de yoga. Porque se não nos isolamos um pouco , não dá!








Nenhum comentário: