terça-feira, 17 de dezembro de 2019
Espontaneidade ou falta de edução?
Ser como somos , sem restrições , tem sempre um preço : os conflitos e impressões nos relacionamentos. Sabe aquela conversa de "Ame- me como sou , ou deixe-me" ? Para uma pessoa que possui esta postura nos relacionamentos em geral só pode ser egocêntrica e não se importar com o outro.
Há situações na vida em que necessitamos nos adaptar aos outros, sem deixar de ser quem somos. É aí que entra a boa educação e a cordialidade nos relacionamentos . Não é preciso deixar de ser quem somos quando somos educados e cordiais com as pessoas de nosso convivio.
Quer ser espontâneo a todo momento e dizer sempre aquilo que vem a mente sem travas na lingua? Só se você for naturalmente carimástico , caso contrário, apenas passará a impressão de ser invasivo e mal educado.
Quer ser bem recebido e bem tratado em ambientes mais elegantes? Vista-se a altura do ambiente, fale baixo , seja educado. Finja ser quem não é . Finjir ser bem educado em certas ocasiões não é algo negativo. Muito pelo contrário, evitam- se aqueles olhares críticos que ninguém gosta de receber.
Nestes muitos anos de Japão , aprendi aquilo que nunca me foi ensinado em mais de trinta anos de Brasil, e agradeço muito as experiências que vivi neste país. Decididamente não sou mais a mesma pessoa depois de tantos anos vivendo no país do Sol Nascente, mas a essência é a mesma. Continuo querendo dizer tudo que me vem a mente , mas aprendi a refletir antes . Aprendi também a diminuir o tom de voz ao entrar dentro de algum estabelecimento publico , trens ou qualquer outro ambiente publico para não incomodar as pessoas alí presentes. E principalmente , aprendi a usar algumas frases mágicas com mais frequência : - Por favor. Com licença. Obrigado . Me desculpe.
Ser espontâneo com educação é a medida certa para não violentar a nossa essência e nem desrespeitar o outro. Isto vale também para os contatos via mensagens . Comece sempre com um "Bom dia" e termine sempre com um "obrigado" .
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário