sábado, 21 de dezembro de 2019

Sobre quem pratica o yoga



Talvez a pratica do yoga em outras culturas seja diferente?!  Eu não posso opinar porque não estive nunca na India , país onde a maioria é hinduísta e nem tenho muito conhecimento sobre os verdadeiros fundamentos do yoga. Eu a pratico para flexibilidade fisica e tranquilidade mental com pouquissima frequência. Os efeitos são ótimos fisicamente . Mesmo com pouca frequência tenho percebido maior flexibilidade fisica e mais tranquilidade todas as vezes que pratico a respiração pranayana. O que é um grande avanço pessoal.

Muitas pessoas costumam criar expectativas em relação a quem pratica o yoga como se os praticantes de yoga fossem pessoas extremamente espiritualizadas , o que é uma inverdade. A grande maioria das  pessoas que eu conheci ( praticantes assiduos) eram ex- estressados , ex- ansiosos em sua essência . E buscavam um pouco de equilibrio através da pratica do yoga.

Eu sempre afirmei que a nossa essência não muda e continuo afirmando até que me provem o contrário. Pode ser que no ocidente a filosofia do yoga esteja adaptada a nossa rotina , ao nosso estilo de vida e mentalidade , e que a pratica do yoga em outras culturas seja mais ampla, abrangendo a vida como um todo. Mas, na nossa cultura o yoga é uma pratica solitária e egoísta . Engana-se quem pensa que todo praticante de yoga é espiritualizado , altruìsta e humanitário.

 Rasguem essa imagem romantizada de quem pratica o yoga. São pessoas normais , cheias de defeitos e virtudes que encontraram no yoga uma forma de equilibrar aquilo que vive em  desarmonia na essência de seu ser.


Nenhum comentário: