Quando eu estive em Firenze,uma colega de curso brasileira havia comentado comigo que ela queria ir conhecer um vilarejo na suiça onde as pessoas falavam em italiano e que o vilarejo era muito simpático.Fiquei curiosa por saber que lugar era esse na suiça onde as pessoas falavam a língua italiana.Esse breve comentário da minha colega me fez voltar "alguns" longos anos no tempo e me lembrar de uma amiga brasileira que trabalhou comigo na Fiat.Ela havia comentado comigo que pensava em vender tudo e ir morar na Suiça,em um vilarejo onde as pessoas falavam em italiano.
Na época fiquei pasma com a decisão dela.Claro,os meus horizontes ainda não estavam abertos e eu só falava uma língua e só conhecia uma cultura.
A princípio só sei que é um Vilarejo com pouco mais de 5.000 habitantes e que o clima de lá não é tão rigoroso quanto o clima da suiça alemã, e no verão ela é considerada a Copacabana Suiça,com muitos eventos musicais .Fora isso,não sei nada dessa comuna...
A única coisa que sei é que Carl Gustav Jung o famosissimo psiquiatra suiço passou por lá,ou viveu no Monte Verità.
O Monte Verità teria sido o local elegido para a formação de uma sociedade alternativa(naturista) em 1899.A partir do encontro de Henri Oedenkoven, un rico herdeiro de um industriário suiço e Ida Hofman, uma austriaca , professora de música e filha da baronesa von Hofman da Transilvânia.
Em breve estarei desvendando de perto a cultura, os costumes e as belas paisagens dessa comuna suiça che parla l'italiano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário