quarta-feira, 8 de julho de 2009

Suiça italiana

Quando eu estive em Firenze,uma colega de curso brasileira havia comentado comigo que ela queria ir conhecer um vilarejo na suiça onde as pessoas falavam em italiano e que o vilarejo era muito simpático.Fiquei curiosa por saber que lugar era esse na suiça onde as pessoas falavam a língua italiana.Esse breve comentário da minha colega me fez voltar "alguns" longos anos no tempo e me lembrar de uma amiga brasileira que trabalhou comigo na Fiat.Ela havia comentado comigo que pensava em vender tudo e ir morar na Suiça,em um vilarejo onde as pessoas falavam em italiano.
Na época fiquei pasma com a decisão dela.Claro,os meus horizontes ainda não estavam abertos e eu só falava uma língua e só conhecia uma cultura.
A princípio só sei que é um Vilarejo com pouco mais de 5.000 habitantes e que o clima de lá não é tão rigoroso quanto o clima da suiça alemã, e no verão ela é considerada a Copacabana Suiça,com muitos eventos musicais .Fora isso,não sei nada dessa comuna...
A única coisa que sei é que Carl Gustav Jung o famosissimo psiquiatra suiço passou por lá,ou viveu no Monte Verità.
O Monte Verità teria sido o local elegido para a formação de uma sociedade alternativa(naturista) em 1899.A partir do encontro de Henri Oedenkoven, un rico herdeiro de um industriário suiço e Ida Hofman, uma austriaca , professora de música e filha da baronesa von Hofman da Transilvânia.
Em breve estarei desvendando de perto a cultura, os costumes e as belas paisagens dessa comuna suiça che parla l'italiano.

Nenhum comentário: