sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Choque cultural: Incas x Shogun

Incas Peruanos
Samurais Shogun


Hoje pra variar aconteceu mais um ti-ti-ti por causa de diferanças culturais , ou Bunka , como se diz em japonês.Eu pra variar fico sempre encima do muro tentando botar panos quentes na desarmonia que se criou outra vez no ambiente de trabalho.
Aqui na terra dos samurais harakiris existem certas regras (e são tantas) no trabalho que devem ser respeitadas. A japonesada respeita e muito a hierarquia no trabalho, ou seja, se você é mais novo (idade) ,ou novato no trabalho deve sempre obedecer os mais velhos ou os mais antigos de casa, mesmo que eles não sejam seus chefes os tais Sempais (veteranos) tem todo o direito de mandar e desmandar em você . Mas, cá entre nós, sem pai em português é filho bastardo...
Pra complicar a situação para nós pobres terraqueos nas terras do Shogun , a maioria desses veteranos além de serem autoritários são fofoqueiros, dedo-duros e puxa-sacos dos chefões. È quase que uma figura obrigatória em qualquer ambiente de trabalho e muito bem quistos pelos seus superiores.
E adianta ficar brigando com um Sempai na terra dele mesmo que ele tenha sido desonesto e injusto?Dedurar um colega de trabalho para o chefe não é mau visto por aqui. É por sinal uma atitude nobre e de devoção aos patrões. Não que não existam puxa-sacos e dedo-duros no Brasil, mas é diferente. Aqui é via de regra ter um olheiro e puxa-saco infiltrado em qualquer departamento. E nem é vergonhoso ser chamado de puxa-saco e dedo- duro.
Para um país aonde o trabalho vem em primeiro lugar, em segundo o chefe , em terceiro os interesses pessoais, e lá no finalzinho da fila a família, nem é de se admirar o por quê da existencia de tantos dedo-duros e puxa- sacos oficiais no ambiente de trabalho.
O difícil é explicar isso aos estrangeiros que não estão habituados a conviver com tamanha puxação de saco e devoção dos japoneses aos seus superiores.
Hoje , tentei explicar esta questão a uma colega de trabalho peruana, que se indispôs com uma dedo-dura japonesa. Mas foi uma missão quase impossível...
Choques culturais no ambiente de trabalho só se resolvem de um jeito: -Bota esse povo ignorante pra ler um pouco sobre cultura estrangeira antes de contratar estrangeiros , e vice - versa. E adianta tentar amenizar choques culturais em um país aonde os seus ancestrais se vestiam com endumentárias de guerra inspiradas em besouros ?Aliás, o povo japonês tem uma verdadeira adoração por esses bichinhos.
Hoje, conseguiram cansar a minha beleza e a única atitude que me restou foi...me calar.

Nenhum comentário: