segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Amor a primeira vista é confiável?


Ontem uma amiga me questionou sobre os meus relacionamentos afetivos. Ela me perguntou qual dos meus relacionamentos foi o mais duradouro. Eu, sem pestanejar , respondi que foi o meu " amor à primeira vista" , que durou mais de 5 anos . Um record para mim. Talvez tivesse durado muito mais se na época  eu não tivesse decidido deixar o meu país. 

Lí muitas matérias científicas sobre o tal " amor à primeira vista" e em quase todas as pesquisas científicas esta categoria de "amor" é sempre descrita como uma química quase que doentia que tem pouca duração. Sou totalmente contrària a este ponto de vista. 

A ciência nunca poderá encontrar uma razão para tal ocorrência, mesmo por quê , sentimentos não são questões que se podem estudar, medir  e classificar de forma racional. O coração nunca usa a razão. 

Se observarmos atentamente o nosso comportamento em geral, poderemos observar que , aquilo que nos move e nos impulsiona na vida é a paixão. Paixão por uma profissão, por um hobby, pela família, pelo namorado, por um ideal de vida, pelo Planeta...por Deus. 

Penso ser errada esta afirmação de que a paixão passa com o tempo. Não, ela não passa nunca, apenas se cansa de tamanha exaltação de sentimentos . Ela termina quando tentamos racionaliza-la, o que é um grande erro. 

Obviamente que eu não me refiro aos amores e paixões doentias que nos cegam absurdamente, mas isto também não é culpa da paixão, mas de quem as sente. Algumas pessoas não são capazes de administrar tal sentimento de forma construtiva. O que é uma pena. 

Se apaixonou por alguém e não foi correspondido? Não queira destruí-la por não ser correspondido. Não queira jamais dominá-la por excesso de ciúmes e insegurança. Aquilo que poderia ser uma bela história poderá se transformar no grande pesadelo de sua vida. 

Diz um dito popular , que o amor só acontece uma vez em nossas vidas. Estou começando a crer que muito mais do que cientistas com suas teses racionais, o povo é quem sempre tem a razão.

Na minha humilde opinião, o amor não move montanhas, o amor as mantem fixas e seguras, aquilo que nos faz mover rios, terras, céus e montanhas , sempre foi a paixão. É incrível como muitas pessoas ainda insistem em transferir este crédito ao amor. Até o verdadeiro amor  de uma maē tem um pouco de passionalidade. Uma maē, seja no mundo racional ( humanos) como no mundo irracional ( animais ) sempre estará disposta a dar a sua vida pela segurança de seus filhos. E isso não é passionalidade?

Já escrevi em outros posts que aquilo que me move é a paixão. Se para  alguns este sentimento , ou estado de espírito , traz apenas dor e insatisfação, então, reveja os seus valores. 

Uma vida sem paixão é vegetar no deserto da alma. 




Nenhum comentário: