sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Senso de humor


Nas minhas horas vagas sempre estou conectada, lendo, escrevendo, chatando com alguém , ou apenas assistindo a videos. Aqui na região onde eu moro é ótimo para economizar mesmo quando não queremos, não tem nada de diferente para se fazer.

 Sair para comer fora, é só para comer mesmo , os japoneses não são muito de puxar assunto com desconhecidos, ainda mais estrangeiros, parece que se intimidam. Não são todos, depende da região, mas a grande maioria é assim, meio timida. 

Aquilo que me salva nestas horas de ócio em pleno inverno japonês que dura até meados de março, são as conversas super hilárias que mantenho uma vez ou outra com alguns comedores de macarroni  e outros comedores de queijo. 

O senso de humor japonês é muito diferente do nosso senso de humor brasileiro, eles não tem aquele instinto natural de pegar as "coisas" no ar e riem de coisas que não tem absolutamente graça nenhuma para nós brasileiros e parece que existe um "limite" para rir de algo. Rir demais ou tirar sarro demais parece que é indelicado. Não sei , é a impressão que tenho aqui. 

Quanto aos comedores de macarroni e os comedores de queijo suiço, estes tem o mesmo senso de humor que o nosso. O   senso de humor dos "macarronis" é quase provocativo , eles sempre estão dispostos a dar muita risada , contanto que o alvo seja você e não eles. Não perdem nunca uma disputa verbal, mesmo que seja apenas contando piadas. 

Os comedores de queijo suiço já são mais comedidos, claro que eu não me refiro a aqueles do centro da suiça, mas aqueles da porção italiana. Estes também são muito divertidos e eu dou muitas gargalhadas no chat do facebook com esses tipos. O humor suiço-italiano ( ticineses)  é inteligente demais. Eu morro de rir. 

O melhor de dar tantas gargalhadas até mesmo em um simples contato de chat é que "eles" conseguem ativar o melhor do meu humor negro . Nem todo mundo entende o meu senso de humor que é meio negro e meio irônico. Sempre fazendo piada em situações inusitas. Sei la! É mais forte que eu! Não  consigo evitar. 

Uma certa vez, o pai de uma amiga minha que perdeu o dedo mindinho no trabalho veio me mostrar o dedo e todo dramático me relatar os problemas que ele teria de agora em diante sem um dedo. Ahhh, não resisti! 
Ele já foi candidato a vereador no passado , em sua cidade. Não resisti e soltei essa:

- Opa! mas agora o senhor pode se candidatar a Presidente da República . É até o mesmo dedo!

Depois, achei que tinha falado demais, imagina fazer piada com o dedo perdido do moço, mas não é que ele morreu de rir e aquele papo dramático ficou pra outra hora?

Nem sempre podemos fazer piada com tudo. Bom senso é sempre recomendável e saber parar no momento certo é no mínimo recomendável, mas tem horas que eu não consigo parar. Solto uma atrás da outra e quando não posso tirar sarro de alguma situação, eu tiro sarro de mim mesma e morro de rir comigo mesma. Será que isso tem cura?

Graças a Deus, eu tenho bom senso e só manifesto o meu senso de humor negro quando sei que do outro lado está uma pessoa inteligênte e capaz de entender a diferença entre rir de uma situação sem maldade alguma e rir da desgraça alheia. 

Penso ser muito saudável uma pessoa ter e manter o seu senso de humor em dia. A vida fica mais leve . E ninguém disse que não devemos nunca partir das lágrimas para as gargalhadas , não é mesmo?










Nenhum comentário: