segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Vida de expatriado



Durante os ultimos meses andei visualizando alguns videos de expatriados que vivem por este mundão à fora. Alguns no Canadá, outros na Austrália e muitos nos Estados Unidos. Percebi uma certa particularidade entre todos nós expatriados, independente da cultura a qual estamos inseridos. O problema maior é sem duvida alguma a falta de uma vida social normal, ou seja, tendemos  sempre a buscar "iguais" , e as nossas amizades acabam sempre sendo com pessoas de mesma origem , no caso , brasileiros, ou expatriados de outros países. Somos "iguais", somos todos estrangeiros. 

É ilusão pensar que viver no exterior é algo glamouroso, sempre estaremos com aquela sensação de que não pertencemos a aquela cultura. É o tal complexo de estrangeiro. 

Por mais que os nativos locais sejam abertos , as nossas referências são outras, o nosso senso de humor é outro. Não dá para imitar o Silvio Santos , por mais que seja parecido, e arrancar risadas em meio a um grupo de canadenses , por exemplo. Pior ainda são as nossas referências e lembranças da infāncia que por muitas vezes nos comovem ao lembrar o cheiro do arroz com feijão e farofa , preparado pela nossa maē. Um japonês com certeza não apreciaria o aroma, e nem entenderia o significado de tais recordações . 

Já me ocorreu de ser a unica brasileira convidada para participar de um "nomikai" ( bebedeira) japonês , e apesar de todos os convidados  serem colegas de trabalho ( até certo ponto intimos) , eu me via deslocada e sem assunto quando eles começavam a falar sobre algum assunto tipico da cultura japonesa, ou quando faziam menção a algum comercial de tv que se tornou famoso por ironizar certas   manias  e habitos que só os japoneses entendem. Nestas horas eu compreendo que a barreira maior para nós expatriados ,  nunca será apenas a lingua, e sim as nossas referências culturais.

Tenho amigas que vivem aqui em terras nipônicas hà anos, e já até trocaram a nacionalidade. Vivem com a familia e em residencia fixa. Mas todos reclamam de uma vida social normal. A grande maioria nem tem amigos japoneses e vivem em comunidades pequenas. 

Apesar de ter feito algumas amizades com japonesas por aqui, são poucas as que posso considerar amigas de verdade. Mesmo assim, creio que sou a unica que ainda possui amigos  nativos japoneses , meus amigos brasileiros nem se quer falam o japonês fluentemente. Pior ainda, não possuem nenhum interesse em aprender a lingua , e muitos nem compreendem as diferenças culturais . Nunca se deve tratar um japonês da mesma forma que tratamos um brasileiro, e nem comparar comportamentos sociais. Seria preciso compreender a mentalidade japonesa para julgar e fazer comparações. 

Assistindo aos videos de youtubers pelo mundo , e compreendendo que um expatriado será sempre um eterno expatriado, em qualquer parte do mundo, fico até mais conformada com a minha situação aqui em terras nipônicas, mas ao mesmo tempo, fico com aquela sensação de frustração ao perceber que nenhum lugar no mundo será totalmente nosso . Nem mesmo o nosso país de origem...

Nenhum comentário: