sábado, 22 de outubro de 2016

Autoestima


         Barbies morenas. Até que enfim! Mas elas continuam imperfeitamente perfeitas demais!



Todo mundo deve ter algum amigo (a) , um parente proximo, ou conhecido que sofre deste mal, a falta de autoestima. A autoestima não tem nada a ver com o nosso aspecto fisico, a pessoa pode ser linda , perfeita , e ainda se achar pouco atrativa . Existem  aquelas pessoas que se sentem inferiores de alguma forma por terem um nariz grande, olhos grandes demais, muito peito , pouco peito, ou por estarem acima do peso ou muito abaixo do peso. 

Eu quando pequena acreditava que o padrão ideal de beleza eram as louras de olhos esverdeados, as atrizes de novela, as super modelos, a Xuxa e as Paquitas . Todas lourissimas. Confesso que não conseguia ver beleza em pessoas que não tivessem cabelos louros ou olhos claros. Imaginem então o conceito  que eu tinha de mim mesma, sendo de descendência oriental , olhos rasinhos e cabelos lisos  e negros? 

Cresci com complexos de inferioridade. Sou feia, sou sem graça ( era timida) , e ainda por cima não sou inteligente. Mas de onde foi que adquiri tantos complexos de inferioridade?

Influėncias externas , como a tv , as piadinhas de colegas de escola e irmãos mais velhos, e até mesmo a figura da boneca Barbie, tão loura e tão linda, contribuiram para que eu fosse formando a minha personalidade e os meus complexos.

Então, eu jamais seria uma pessoa bonita e inteligente porque somente as louras de olhos claros eram consideradas belas e interessantes. Teria  que viver a minha vida inteira com esta frustração e rezar para que em outra vida Deus me presenteasse com lindos cabelos louros e olhos claros. 

O meu inconformismo era tanto que aos 10 anos de idade começei a me maquiar para parecer menos feia, segundo o meu padrão de beleza. Queria e precisava ouvir elogios . Eu poderia me trancar em meu mundo e aceitar que eu era um ser inferior , mas o meu inconformismo falou mais alto. Precisava me sentir bela mesmo não tendo os atributos de uma Gisele Bunchen. A arma que encontrei para aniquilar este patinho feio dentro de mim foi a vaidade. 

Cabelos  bem escovados, rosto sempre maquiado, e principalmente roupas que valorizassem o meu fisico. Saltos altos nunca faltavam, além de aumentar  em alguns centimetros , percebi nos sapatos de salto alto a mágica da postura elegante ao caminhar. Aii como eu sofria  com os saltos altos. Meus pés doiam 24 horas, mas para mim era um sacrificio necessario. Os saltos me mantinham em uma postura correta e elegante. 

Pouco a pouco aquela vaidade feminina ( na proporção certa) foi trazendo-me resultados tangíveis . Satisfação ao me olhar no espelho e muitos elogios. Obviamente que a minha autoestima melhorou muito , e a partir daí a minha vida começou a se desenvolver positivamente sem grandes complexos ou comparações em todos os aspectos. 

A mola propulsora para tal mudança foi o meu inconformismo , unida a minha vaidade feminina. Me conscientizei que todas as pessoas podem ser belas e interessantes ,cada uma a sua maneira. Não era preciso ser loura ,magra , de olhos claros , como as bonecas Barbies. Mas também era inútil querer impor as pessoas uma beleza que eu não tinha. Parece crichê , mas a verdadeira  beleza, aquele brilho no olhar , e aquele imã pessoal que atrai olhares e elogios não é uma questão de padrão. O segredo está   em se valorizar e se auto-melhorar. Esse papo de aceitar-se como é , não tem praticidade alguma quando estamos insatisfeitos . A insatisfação exige mudanças em paradigmas e conceitos. Portanto, mova-se!

Está acima do peso? Tenha disciplina , feche a boca, reduza guloseimas, cuide da ansiedade,procure um nutricionista e reveja a sua alimentação. Procure ajuda. E não se esqueça que gordinhas também são bonitas, elas apenas estão acima do peso padrão. 

Não se acha interessante sob um aspecto intelectual? Estude, leia livros, revistas, sites , aprenda "qualquer coisa" nova todos os dias. Aprenda a argumentar sobre qualquer assunto e em qualquer ocasião. Se adapte ao seu meio, não se imponha se você não possui conteúdo. Seja humilde para aprender com quem viveu mais que você, estudou mais que você, ou tem um estilo de vida diferente. Aprenda!

Seu cabelo é liso demais, ralo demais, encaracolado demais, as suas pernas são finas, seu nariz é batatudo, seus olhos são inexpressivos? Use e abuse de todos os artificios que existam. Maquiagens corretivas, alisamentos, apliques , roupas classicas e de bom corte. Aprenda a ser elegante. Quem é elegante por natureza (ou aprende a ser) , nunca será criticado por ter um nariz batatudo ou pernas finas. Ela é elegante e isto basta. 

Aprenda a se construir aos poucos através dos proprios atributos . Não se aceite como é. Melhore-se sempre. Não se compare . Sempre existirá alguém mais bonito e mais inteligente, assim como sempre existirá alguém mais feio e desinteressante. Valorize-se . Seja original e não cópia. 

Claro que melhorar a autoestima não é coisa que se consegue com pequenas alterações e em um curto espaço de tempo. Vá fazendo pequenas modificações . Finja que se sente bem com tais modificações, aos poucos o fingir se torna realidade. Levantar a autoestima  é questão de disciplina e prâtica diária. Mude conceitos, que por muitas vezes nem são nossos. 

E principalmente, deixe de se lamentar e agradeça a Deus por ser perfeito. Ninguém suporta uma pessoa que não se ama e ainda por cima exige que a amem como ela é, se nem ela mesma se ama. Muito chato isso! Tem gente de bom coração que compreende , mas a maioria das pessoas não tem lá  muita paciência com pessoas de baixa autoestima. Ate porquê esta é uma questão muito individual. 

Parece  crichê sim , mas mesmo assim vou dizer: - Ame-se . Valorize-se . Cuide-se . Quem se ama se cuida!






Nenhum comentário: