domingo, 16 de agosto de 2009

Suiça poliglota


Decidi escrever um pouco sobre este país que até então para mim era apenas um paraiso fiscal muito conhecido entre alguns políticos brasileiros .A Suiça era (e ainda é) considerada um paraíso fiscal por seus níveis moderados de tributação e sigilo bancário.Sem falar na dona Nestlé que é a maior empresa de nutrição na face da terra.Se encontram produtos e fábricas da Nestlé em toda parte do mundo.Eu diria que é uma versão Suiça do Mc Donalds americano.

A Suiça está localizada na europa central,com uma população de 7.318.000 habitantes .Tem fronteiras com a França, Alemanha, Itália, Áustria e Liechtenstein. A capital da Suiça é Berna e as línguas oficiais são alemão, francês, italiano e romanche. Ao contrário daquilo que muitos pensam,a Suiça não faz parte da União Européia e nem a moeda local é o euro,apesar de tentativas passadas de integrar-se a União Européia a Suiça é um estado independente formado por 26 cantões que formam a Confederação Suiça ,ou Confoederatio Helvética que é a designação oficial do nome do país em latin ,dada a sua grande variedade de línguas locais.
A Suiça jamais poderia ser considerada uma população homogênea ,a sua diversidade etnica vem desde o tempo dos celtas em que os helvécios formavam a principal tribo da região e foi responsável por tanta diversidade linguística.

Portanto,se você pretende viajar para a Suiça treine bem o seu alemão,afie o seu inglês, arrisque um boun jour e não dispense o seu italiano.Dependendo de que lado da Suiça você estiver,pode ser que não te sirva nenhuma destas línguas porque além destas, existe ainda o suiço-alemão que é um tipo de dialeto alemão .Se a língua alemã já era um mistério sem solução para alguns,imaginem o dialeto...

Nenhum comentário: