sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Cada país com o seu governo

Não entendo nada de economia e nem tenho a pretensão de um dia ser expert no assunto,mas cá entre nós, esse governo japonês pirou depois da crise. O pouco que consigo obter de informações concretas sobre a atual situação economica do país dos samurais é a de que o periodo é de deflação.
Mas minha gente, se o país enfrenta um periodo de deflação é porque o povo não está gastando com nada certo? E se o povo não está gastando como antes e a economia está retraida ,então o negócio é incentivar o consumo. Penso eu...
Estranhamente aquilo que nós sentimos na pele por aqui é exatamente o contrário.Menos horas de trabalho ,portanto, menos dinheiro na praça. O povo japonês que vive do seu salário mensal dependia e muito das horas extras e das gratificações salariais que foram praticamente cortadas do orçamento mensal após a crise ,porém os impostos continuam subindo.
Este mês fiquei pasma ao saber que à partir de setembro/2010, deveremos contribuir com mais um tipo de desconto para a previdência social,ou seja, os quarentões e quarentonas que se segurem no orçamento porque a previdência social vai engolir mais um pouco do salário mensal daqueles que tem entre 40 e 65 anos.
Mas vem cá, então o governo japonês acha mesmo que o povo que tem lá mais de 40 anos está mesmo em condições de estar contribuindo com mais um desconto no seu minguado salário pra suprir o rombo da robalheira que houve na previdência social hà uns 2 anos atrás?
Além desse absurdo de aumentar mais descontos no salário do trabalhador japonês e estrangeiro pra contribuir com a previdencia social japonesa tem o absurdo do desconto em conta (particular) de impostos residenciais. Eh!...dependendo da provincia japonesa eles tem o direito de meter a mão no seu salário através da sua conta corrente.Pode um absurdo desse?
Isso me faz lembrar o plano Collor em 15/03/1990...ditadura pura em nome de uma pseudo democracia pra salvar a economia brasileira seguida de robalheiras que só "FU" o trabalhador brasileiro...
Quanto a política economica japonesa...sei lá...a impressão que tenho é de que o governo japonês está atirando pra tudo que é lado sem mirar o alvo...

Nenhum comentário: