sábado, 10 de março de 2012

Após um ano...


Hà exatamente um ano atrás , no dia 11/03/2011 , eu estava entrando no trabalho as 14:46 hs quando ocorreu aquele terremoto terrível seguido de tsunami no nordeste do Japão. Eu habitava muito distante do epiicentro, mas pude sentir o tremor a kilometros de distância no sudoeste do Japão. O prédio aonde eu trabalhava balançou como se fosse uma imensa embarcação em alto mar. Imediatamente começei a sentir vertigens e mesmo depois de terminar o tremor ainda fiquei atordoada . Foi um tremor diferente dos outros que senti no Japão.
Em 1995 eu também estava no Japão, já com passagem marcada para retornar ao Brasil quando ocorreu aquele terremoto de 6,9 graus na região de Kobe e que devastou a cidade provocando muitas mortes.Mas este em questão nem me assustou tanto porque eu estava dormindo apesar do tremor e só fui saber do estrago à tarde quando assisti o noticiário. Aliás, a minha sorte é tanta que uma semana antes daquele louco jogar gas sarim no metrô de Toquio eu estava andando pelas ruas de Toquio com a minha filha , na mesma estação de metrô aonde ocorreu o fato. O meu santo deve ser forte porque eu sempre estava relativamente proxima de tais acontecimentos catastróficos no Japão mas passava longe.
No dia 11/03/2011 acontecia o terremoto seguido de tsunami na região nordeste do Japão , a televisão nao parava de mostrar aquelas cenas inimagináveis , o meu celular nao parava de tocar de madrugada com os avisos de "earhquake" a cada tremorzinho novo que se sentia. Devem ter sido uns 300 tremores pequenos depois do tsunami. Eu me lembro que eu não dormia com medo do tsunami avançar a costa sudoeste aonde eu estava, a 2 kilometros da praia. Dormia com a tv ligada e a janela aberta pra poder ouvir as sirenes de alerta da prefeitura . As informaçõs desencontradas sobre a Usina Nuclear que explodiu em Fukushima me pirava, e quando chovia eu não queria sair de casa.Enfim, um filme de terror que durou 2 semanas. No dia 27/03/2011 eu estava embarcando em um vôo para Milão que me levaria a um outro destino: Entre o paraíso e o inferno dos Alpes Suiços, mas isso já é uma outra história...
O Japão é um país de gente muito sofrida que já sofreu inúmeras catástrofes naturais ,muitas perdas, muitas mortes, mas eles os japoneses continuam firmes na determinação e na reconstrução da nação a cada catástrofe. Devo admitir a minha admiração por este povo determinado que tem como destino renascer das próprias cinzas.
Como dizem: Cada país tem o povo que merece. O meu respeito a nação japonesa.

Nenhum comentário: