segunda-feira, 12 de março de 2012

Venus e Jupiter na 12 ou...


Eu estou com Jupiter e Venus na minha casa 12 já há meses, e normalmente estes planetas na casa 12 trazem muita introspecção. Tenho vivido mais pra mim do que pra o mundo externo, e não é por egoísmo ,egocentrismo ou coisa do gênero não. Ontem conversando com uma amiga que também regressou da europa a pouco tempo, chegamos a conclusão de que nós sofremos do mesmo mal: A Síndrome do Regresso.
Por mais que nos desabafemos com os outros , nunca ninguém entenderá esta sensação de quem voltou pela metade, ou seja, de alguma forma fomos obrigados a voltar. Não tivemos outra escolha. Eu mesma procuro nem falar pra ninguém daquilo que eu sinto falta e daquilo que me incomoda profundamente no meu regresso ao meu próprio país. Seria falta de respeito com os que vivem bem aqui e são felizes, mas confesso que é uma barra. Talvez até pior do que se adaptar a um novo país, a readaptação ao seu próprio país vem cheia de coisas velhas que ficaram para trás quando decidimos viajar e a sensação que prevalece é a de retroceder no tempo. Nada mais frustrante né?
Outra sensação estranhissima é a de que todo mundo continua igual, mesmo passado tantos anos lá fora e só nós é que mudamos e muito. Bem, na verdade no meu caso eu vivi muito mais nestes 7 anos fora do Brasil do que os mais de 30 anos de Brasil. E pra ser mais categórica, fui muito feliz em diversas ocasiões mesmo estando sozinha no exterior. Hoje eu me encontro "morna", sem vontade de fazer novos amigos porque os assuntos não me interessam, as opções de lazer de São Paulo me entediam , e o pior de tudo, sinto falta de respirar ar puro em meio as montanhas, caminhar na beira do mar, e poder fazer meus passeios e compras em bicicleta de forma segura. Sinto falta do meu apê todo decorado em vermelho. Tô perdida né? Estou sentindo falta de coisas que não posso ter em São Paulo de forma alguma. Não quero viajar, quero viver.
Dizem que essa Sindrome do Regresso pode levar até 2 anos pra passar, mas eu acredito que se durar tanto assim, ou a pessoa se mata , ou faz as malas e se manda pra não voltar nunca mais. Eu anseio a segunda opção...
Link http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/1055239-de-volta-ao-pais-brasileiros-sofrem-sindrome-do-regresso.shtml

2 comentários:

Minelinha... disse...

Nossa Lidietta, è isso mesmo que a gente sente nè? Aquela sensaçao de vazio total! Eu tbem, sinto falta das minhas andanças pela praia, da solitudine, de observar os doidos, de lembrar dos passeios que faziamos eu, o Tonho e o Lucas. Sinto falta da segurança, de ver gente com as mesmas caracteristicas minhas, enfim, me sinto mais estrangeira aki que la, è mole?? Beijusssss

Viajante disse...

Eh amiga,nós não eramos meras turistas, intercambistas ou coisa do gênero, eramos imigrantes. Isso dificulta muito a volta ao país de origem, no caso o Brasil. Eu tô achando que pegamos o mesmo bonde...e acabaremos voltando, quando for a hora. Beijussss