domingo, 2 de setembro de 2012

Radio Taisso

Tá aí uma coisa que eu detestava no Japão e agora eu até gosto. O Radio Taisso, é um exercício de aquecimento que os japoneses aprendem a fazer desde a escola primária. Os exercícios são orientados por uma gravação, por isso o nome de "radio" taisso, que quer dizer exercício com rádio. Eu me lembro que a minha filha quando ela estudou aqui no Japão, tinha que ir 3 vezes por semana as 7:00 da manhã em uma praça para fazer os exercícios de férias. E era obrigatório senão contava como falta, apesar dela estar de férias. A professora dela me disse que este é um habito muito antigo nas escolas japonesas , para fazer com que a criança não se habitue aos horários desregrados de férias e depois não sofra para começar a acordar cedo para ir à escola.
Eu achava isso uma chatice. No meu último trabalho em Shizuoka inventaram de fazer o Radio Taisso antes de começar o trabalho e eu achava isso uma chatice. Hoje, pensando bem, acho que é mais do que necessário. Aqui no Japão , creio que mais da metade da população japonesa trabalha em ambientes de fábricas. Quase ninguém fica sentadinho o tempo todo na frente de um computador. Então, a necessidade de se fazer um aquecimento antes de começar a trabalhar.
Eu sinto tanta falta de me exercitar um pouco que agora eu inventei de acompanhar um programa matinal japonês que ensina a fazer alguns exercícios básicos e termina com o "Radio Taisso". Não que eu precise de mais movimentação, mas é diferente. Hoje mesmo fui pegar uma caixa pesadinha e dei um mal jeito. Talvez se eu estive com o corpo aquecido para o trabalho eu nem teria sentido o músculo repuxar.
Então , vamos lá!" Radio Taisso Dai 1 ".

Nenhum comentário: