domingo, 15 de março de 2015

A era do conhecimento


Há alguns atrás, mais precisamente há 12 anos atrás, quando comprei o meu primeiro netbook e começei a fuçar na internet nas minhas horas de folga, algumas pessoas me diziam que eu estava ficando alienada. Um velho amigo me disse que , pessoas que perdem muito tempo na internet eram pessoas ociosas e desocupadas, um outro ria de mim todas as vezes que eu dizia ter aprendido uma nova palavra em italiano através de meus contatos no messenger. Enfim, todos me consideravam uma " alienada" , daquelas pessoas que não vivem o hoje, que não tem vida social e que sonham com o impossível.

Devo confessar que , por um periodo o meu interesse era apenas me distrair com jogos on line, conversas sem grande conteúdo nos chats e novelas da Rede Globo. Todo mundo passa por esta fase quando começa a usar a net, a curiosidade vaga por todas as janelinhas, até mesmo aquelas mais fúteis e sem nenhum conteúdo.

Passado alguns anos, aprendi a utilizar este instrumento fabuloso para as minhas buscas. Tudo, absolutamente tudo aquilo que eu buscava ( fuçando) fui encontrando. Desde namorados estrangeiros , cursos on-line, viagens, livros em pdf, emprego, dietas, sites de clínicas médicas ( com teses em pdf), odontológicas, e tantos videos e aplicativos sobre cultura, educação ( línguas)  tendências, astrologia , saúde e etc.

De alienada passei a ser chamada de " antenada", e hoje ninguém ousa me rotular como a uma pessoa que vive alienada em um mundo à parte. Hoje sou aquela que vive em um mundo diferente, a um passo à frente daquelas pessoas que um dia me consideraram " alienada". 

Não quero afirmar que estar conectado 24 horas seja uma coisa saudável, mas nos dias de hoje, não estar conectado , ao contrario do que era hà 12 anos atrás, é um fator  que nos leva a alienação. As informações correm com a velocidade dos ventos pelo mundo todo e aquilo que era regra hà um mês atrás já está ultrapassado. A propria economia mundial tem se alterado profundamente. 

Mesmo com toda esta velocidade dos acontecimentos em todas as esferas da vida, ainda existem aquelas pessoas que evitam uma maior intimidade com o Dr. Google, ou que desacreditam na credibilidade de alguns sites e blogs. Para tal, basta pesquisar em várias fontes, não é mesmo?

Aliás, escrever um Blog também foi uma atitude " alienada" de minha parte hà cerca de 6 anos atrás, apenas para desafogar e praticar a escrita em português. Sem nenhuma pretenção, pura terapia ocupacional.

Percebo, com o passar dos anos e do conteúdo de meus próprios textos , o quanto amadureci e aprendi sobre mim mesma, através da boa utilização desta ferramenta fantástica, que paradoxalmente tanto pode nos alienar como nos conectar com o todo. 

Nenhum comentário: