segunda-feira, 2 de março de 2015

Autoconhecimento


Estou hà anos em um processo de autoconhecimento, e não sei dizer ao certo em que fase estou. Sou daquelas pessoas que sempre " busca" um algo à mais a ser descoberto e desvendado, portanto, nunca é demais, nunca é o suficiente.

Apesar de achar que ainda estou em uma fase intermediária do meu autoconhecimento, pois, separar aquilo que somos daquilo que fomos condicionados a ser é uma tarefa àrdua e que leva muito tempo, lá no fundo algo me diz que já estou na etapa final. 

Por muitos anos escondi a minha verdadeira face com medo de ser rejeitada , ou seja, a minha maior preocupação sempre foi a de agradar aos outros, ou pelo menos tentar não desagradar as pessoas com a minha forma de pensar e agir. Claro que tive que me conscientizar de muitos pontos negativos da minha personalidade e atenua-las, mas como eu sempre digo e afirmo, a nossa essência nunca muda.

Ontem, assistindo a um video de uma vlogueira muito conhecida na net, a Kéfera, ela fazia um breve relato do seu caráter e eu acabei me identificando com as suas palavras. Ela assim como eu , é hiper-ativa , nervosa e muito impulsiva. Claro que pessoas assim costumam receber muitas críticas, algumas justas , outras não.

Ser aquilo que somos de verdade sem a pretenção de agradar por agradar tem sempre um preço. Saber equilibrar aquilo que as pessoas esperam de nós e aquilo que realmente nos faz sentir bem é complicadissimo.

O ponto crucial de tal saber é, sentir-se verdadeiramente bem na propria pele apesar das críticas que vem de fora. 

Você se sente bem ( de verdade) com você mesmo, ainda que sob críticas alheias?
Você gosta da sua própria companhia? Ou seja, é capaz de viver sozinho, viajar sozinho e ainda achar que a sua melhor companhia é você mesmo?

Você se sente completo , mesmo estando sozinho neste mundo e passando por mil dificuldades?

Se você respondeu sim a estas três perguntas sobre sí mesmo, então você està no caminho certo do seu autoconhecimento. Agradando ou desagradando, esta pessoa é você. 

E o resto?

O resto que se dane!

Nenhum comentário: