sexta-feira, 1 de abril de 2016

Amores & ilusōes


               Me muero por esta sonrisa - Luís Miguel - el Sol del México.

Fazia muito tempo que eu não ouvia as cançōes de meu mais adorado ídolo da adolescência, Luís Miguel. Hoje decidi escutar todas. Sou apaixonadíssima por este talentosíssimo intérprete mexicano das mais lindas cançōes romanticas , jamais cantadas em língua espanhola , desde os meus quinze anos. 

A minha admiração/paixão por ele começou  quando o vi por primeira vez cantando Palabra de Honor quando ele teria mais ou menos  12 ou 13 anos. É paixão antiga! Talvez a primeira que provei  na minha adolescência. 

O tempo passou, a admiração por sua belissima voz seguiu, mas a paixão ficou um pouco de lado , até ouvir o tema de uma novela da Globo : La Barca. Aquela voz não me era estranha . Sim, era ele, Luis Miguel, a minha primeira paixão platônica a primeira vista enquanto ainda adolescente. 

Sua voz melódica embalava meus sonhos e creio ter ouvido La Barca umas quinhentas mil vezes somente para me deliciar com sua voz. Era pouco, apenas a sua voz, mas era o suficiente para provocar em mim aquela sensaçáo de encantamento que somente as paixões platônicas nos oferecem, algo tão irreal e distante que nos toca a alma tão profundamente. 

Meu impulso para aprender espanhol começou com La barca, queria compreender a letra de todas as canções de meu amor platônico e assim ao menos sentirme mais perto, mais conectada com aquele ser que me tocava tão fundo a alma com sua doce e melodica voz. Enfim, era um ídolo, uma paixão , um alguém inacessível . 

Luis Miguel era o fruto da minha ilusão romantizada de um amante ( principe)  perfeito, com sua  voz melódica , seu olhar penetrante e um sorriso sem igual. Ahh, eu amava ele! Sonhava e imaginava em um dia poder respirar o mesmo ar que ele respirava. 

Minha paixão idealizada era tanta que a projetei em um garoto de apenas 17 anos . Eu na época com 24 anos , me apaixonei à primeira vista por um garoto de olhos verdes, amigo de meu irmão menor, com um sorriso largo e uma leve semelhança com o meu idolo Luis Miguel. Ele era filho de espanhois, mais uma semelhança. Que somatização!

 Aos 21 anos ele começou a trabalhar em uma empresa multinacional e a vestir terno e gravata. Assim como Luiz Miguel em suas apresentações, sempre tão impecável. Era difícil deixar de fazer comparações ( silenciosas) e não imagina-lo vestido de terno e gravata , "hablando en español" com um microfone em mãos . Que fantasia. 

Esta fantasia me custou uma paixão idealizada , puramente física , que por muitas vezes me decepcionava profundamente ao perceber que ele não era tão perfeito quanto a Luis Miguel. E quem disse que Luis Miguel è perfeito? Não, ele não é perfeito é apenas um ídolo que provoca paixões  e ilusões. 

Com isto, concluo,  que por mais de 10 anos fui apaixonada por uma ilusão que criei, um projétil de Luís Miguel, uma maquete, um quase clone, uma fantasia de adolescencia que tinha como "centro" a minha adoração por um idolo da minha adolescência.  Típico de quem possui a Vênus em aspecto com Netuno. Que patética descoberta!

Minha paixão verdadeira ( platônica ou não) , ou pelo menos a raiz  verdadeira de tal sentimento , sempre foi  "o idolo"  Luis Miguel , tão somente. O resto eram apenas ilusões. 


Nenhum comentário: