sexta-feira, 29 de abril de 2016

Preguiça de problemas



Não sei se posso chamar isto de imaturidade , mas eu estou fugindo de "problemas". Sejam eles financeiros ,no trabalho,  ou nos  relacionamentos. Contanto que, não sejam criados por mim.

No budismo eu aprendi que aquele que se sente incomodado ,ou aquele que sofre dentro de uma situação é o sujeito da oração, é ele quem carrega o carma. 

À partir deste saber, começei a separar mentalmente aquilo que era meu carma e aquilo, que era um carma alheio. Separei o joio do trigo , literalmente , e com o tempo parei de sofrer com o carma alheio, ou seja, o sofrimento ou o incomodo alheio que nem faziam  parte de mim  e sempre me afetavam de alguma forma. Na prática eu era solidária com o sofrimento alheio, ou para ser mais mais objetiva, eu queria consertar o mundo à partir do meu ponto de vista. 

Cada pessoa tem o seu tempo , cada qual , possui uma maneira de interpretar o mundo e as suas ocorrências . Cada pessoa deve viver o seu carma , o seu aprendizado. Seja ele afortunado ou desafortunado , esta é a experiência que lhe cabe. Para ser mais clara: Cada um com os seus problemas!

Parece coisa de gente egoîsta e pouco solidaria com o sofrimento alheio, mas se analizarmos racionalmente , ajudar não é o mesmo de se envolver com o problema alheio. Afinal, de que vale o sofrimento solidário sem solução?

Traz conforto? Sim, traz um certo conforto, porém o problema ainda reside na pessoa e a solidariedade não passará de um efeito paleativo. 

Não me permito mais viver em tormentos, pensando em o quê eu poderia ter feito e não fiz, ou me incomodando com as ações ( carma) alheias . Aquilo que não me pertence simplesmente bate e volta  para o emissor. A minha antena parabólica está temporariamente desligada. 

O unico cuidado que devemos ter no momento que optamos por não compartilhar mais carmas alheios é o de não nos tornarmos seres egoístas e insensíveis. 

A principio todo mundo irá nos cobrar a falta de solidariedade e o aparente descaso com o problema alheio. Seja firme, e não sofra. O sofrimento ( mesmo que solidario) nunca foi e nem nunca será sinônimo de solução. 

Estou com "preguiça" de gente que não me transmita paz interior. Estou com preguiça de gente que nos ataca para se defender sabe-se lá do quê ? Estou com preguiça dos medos e dos traumas alheios, já me bastam os meus que tento controlar e administrar de mil formas. 

Se não acrescenta , não subtraia. Isto dá preguiça.



Nenhum comentário: