segunda-feira, 2 de maio de 2016

Cultura, costumes & educação



Semana de golden week aqui em terras nipônicas, e apesar do meu Sol estar transitando na casa 12 e a minha Vênus também, até que estou me saindo bem no quesito sociabilidade. 

Desde que começou a semana do feriado japonês, já sai para almoçar, jantar e fazer compras com uma grande amiga japonesa. Passamos o dia inteiro passeando. 

Ontem foi dia de churrasco com a brasileirada do serviço . Estava pensando em não ir, mas foi legal. Depois do churrasco ainda convidei algumas colegas brasileiras para um chazinho da tarde ( sem chá) , com direito a uma belissima torta de morango. 

Hoje, é dia de Matsuri em Hamamatsu, a cidade que é considerada a cidade dos brasileiros por ter uma concentração bem grande de brasileiros, o Matsuri começa dia 3/5 e termina no dia 5/5. Também estava pensando em não ir, deve ser o meu Sol na casa 12 que pede mais interiorização no periodo, mas como eu já havia convidado outra amiga japonesa para irmos ao Matsuri, fiquei na espera dela se manifestar. Se ela não se manifestasse eu ficaria em casa mesmo. Ela se manifestou , e ainda insistiu para eu marcar um horário, mesmo eu dizendo que ela poderia vir o horário que quisesse. 

Os japoneses são muito comprometidos com horários e compromissos, diferente de nós latinos que não somos lá muito comprometidos com essas coisas. Combinar algo com amigos brasileiros ou peruanos é sempre aquela coisa meio indefinida, não se sabe a que horas a pessoa chega e nem se ela virá. Alguns nem ligam pra avisar , um horror. 

Não só japoneses como também os suiços são muito pontuais e comprometidos com horários. Dá para perceber a diferença de esperar um ônibus no Brasil , e esperar um ônibus no Japão ou na Suiça. A educačão é outro fator muito claro das diferenças culturais. 

Quando estavamos no Parque fazendo churrasco, o parque foi invadido por estudantes japoneses do ginásio , todos uniformizados , em pleno feriado. Pensei que eles iriam fazer alguma atividade recreativa ou coisa do gênero, só que não. Eles foram limpar o Parque, catar o lixo jogado no Parque. Não é que o Parque estivesse sujo e nem nös brasileiros deixamos de recolher o nosso proprio lixo, mas como haviam muitas crianças no Parque , tinha sempre um papel ou algum copo esquecido no local. 

Agora , imaginem se esta cena seria possivel no Brasil? Adolescentes uniformizados catando o lixo deixado por outros em pleno feriado? Praticamente impossível de se imaginar, ou se ocorresse algo parecido em terras tupiniquins , seria no minimo algo inédito e incomum. 

Nestas horas fico pensando : a educação  é absolutamente tudo!

Fico muito triste ao recordar algumas frases que ouvi na minha adolescência dos meus professores de ginásio, quando se referiam a educação e ao ensino nas escolas brasileiras como algo degradante. Tantas greves, cheguei até a participar de uma , com os meus professores . Fui intimada a ir para não receber falta , então eu fui. Mas hoje percebo que a maior preocupação dos meus professores na época , nem era pela melhora na educação , e sim por salários mais dignos. Será que salarios mais dignos melhorariam mesmo o ensino nas escolas brasileiras? 

Eu acredito que a raiz de tudo não está nos salários, está muito mais na consciencia das pessoas , está na ordem, na disciplina  e no comprometimento. Escolas japonesas por exemplo não tem serventes  e nem faxineiros , são os proprios alunos que mantem a escola limpa. E se muita gente não sabe, professores de ensino fundamental aqui no Japão também não são bem remunerados. Eu mesma conheci um professor de educação fisica do ensino fundamental que decidiu largar a profissao para ser operario em fabrica.

De certa forma é até injusto ficar fazendo comparações entre países de primeiro mundo e os de segundo e terceiro mundo. O Japão possui uma cultura milenar, e o Brasil ainda é apenas um bebezão deitado em berço esplendido. 

Nenhum comentário: