quarta-feira, 14 de junho de 2017

Trabalhar com japoneses

               Alunos do ensino fundamental japonês em horário de souji ( limpeza) 


Ao contrário do que muita gente pensa os japoneses não são uma raça tão inteligente assim. A verdadeira capacidade japonesa se concentra na disciplina e na dedicação. Sem dúvida alguma , os japoneses são muito disciplinados . Isto se aprende cedo nos primeiros anos de vida escolar. Eu até ouso afirmar que a educação japonesa é merito da disciplina escolar e não propriamente da educação recebida pelos pais. É como se o dever de disciplinar fosse delegada as escolas . Em parte é bom, em outra não.

Nos meus mais de 13 ou 14 anos de Japão , convivendo com as minhas origens pude perceber o quanto os japoneses são condicionados  a seguir uma "ordem" , tanto nos relacionamentos pessoais como no ambiente de trabalho. Quando tudo está em ordem , os japoneses trabalham eficientemente, quando não, os japoneses na sua grande maioria são incapazes de buscar soluções imediatas e eficazes. A impressão que eu tenho é de que eles estão sempre delegando responsabilidades.

Os funcionários vitalícios de algumas grandes empresas são extremamente acomodados , do tipo que só fazem aquilo que lhes competem , ou seja, a visão de um trabalhador japonês é limitada apenas ao seu setor.

A comunicação também é algo deficiente em ambientes de trabalho japoneses. Geralmente um setor que depende de outro setor para dar um bom andamento em algum processo não se comunica eficientemente . Quando surge algum problema ou dificuldade eles tendem a delegar a solução à alguém , ou simplesmente ignoram que existe algo que deva ser reparado .

Nas reuniões matinais quem fala é o lider, os seus subornadinados  apenas ouvem. Ninguém diz absolutamente nada, ninguém tem dúvidas. Assim que a reunião matinal termina, estes que nunca se pronunciam começam a questionar a pauta da reunião entre eles. É bem claro e notório que a maioria dos japoneses são altamente subordináveis e submissos . Se o chefe disse que é assim, ninguém vai questionar. Não na presença dele. E assim dá se o inicio de grandes problemas na boa comunicação entre os departamentos de uma empresa de médio e grande porte.

Algo que me deixou impressionada durante  a minha primeira semana de retorno ao meu antigo trabalho é a falta de educação de alguns funcionários recem contratados. Saudar as pessoas logo ao chegar no trabalho é algo óbvio em qualquer país do mundo, mas alguns japoneses não são capazes , nem mesmo por educação. Há aqueles que usam máscaras durante todo o periodo de trabalho , andam de cabeça baixa e se escondem pelos cantos , evitando o contato com os colegas de trabalho.  Tem uma garota japonesa recém contratada que se esconde no banheiro feminino até terminar a sua hora de repouso. O pior fato , que aliás, me causa até um mal estar , é chegar na sala de reunião matinal e perceber que 100% das pessoas presentes aguardam o inicio da reunião com a cara enfiada no celular e nem se quer olham para os lados quando alguém mais entra na sala.

Obviamente que nem todos os japoneses são assim, mas é como se todos seguissem um tipo de comportamento uniforme . Parece que eles , os japoneses estão sempre esperando serem liderados por alguém, ou seja, é a famosa hierarquia japonesa imperando nos ambientes de trabalho que os impedem de serem mais autênticos.


Nenhum comentário: