terça-feira, 27 de junho de 2017

O amanhã



Se tem alguém que vive muito mais no futuro do que no presente , este alguém sou eu. Panejo tudo com antecedência e tudo o que faço tem um pensamento no futuro. 

Estranhamente, este meu modo de  levar a vida não me causa nenhum tipo de ansiedade. Planejar o futuro me traz uma certa tranquilidade. Na realidade é apenas um instinto de precaucação . Até quando saio de casa , nunca dispenso um guarda-chuvas , mesmo que a meteorologia afirme que o dia será ensolarado. 

Prever as consequências de nossos atos no futuro pode ser considerado um privilégio para muitos , porém, ao mesmo tempo nos desencoraja a correr riscos. 

Capricornianos são famosos por serem os "agua- festa" de qualquer situação inusitada, seja ela relacionada a acontecimentos cotidianos , como também em questões afetivas e principalmente de cunho financeiro. Digamos que , nós Capricornianos somos aquele investidor pessimista que só investe em áreas seguras e nunca dá o famoso "pulo do gato" , afinal, somos cabras monteses. 

No amor então, piorou . Se a paixão cegar um Capricorniano , pode ter a certeza de que ele estará muito inseguro , sem saber se fez a escolha certa. Visualizar o futuro da relação é uma facilidade que nós "agua-festas" temos em comparação com outros signos do zodiaco, simplesmente pelo fato do nosso amor ser muito mais cerebral . Amamos com a mente . Ouso até em dizer que o coração de um Capricorniano pulsa no cérebro. 

Estou explanando sobre este carater puramente Saturnino para relatar um fato que me ocorreu esta semana. Aliás, me ocorre sempre , mas este caso em questão me deixou um pouco intrigada comigo mesma. Pensei comigo mesma: - Mas será que a minha racionalidade não tem limites?

Durante a semana passada estava em contato com um futuro ex-pretendente. Sim, já o considero descartado de ante-mão. Viuvo, pai de um adolescente e de lingua inglesa buscando desesperadamente por uma companheira que o ajude a criar o seu filho. Não é bem o perfil que eu estou buscando para mim. Então, propus uma amizade sem grandes expectativas em uma mensagem bem clara, objetiva e formal. Depois de alguns dias veio a resposta. Um email pra lá de meloso e fantasioso, onde o tipo se dizia apaixonado por mim , e no final da mensagem um link para uma musica de Whitney Houstoun . 

Percebe-se que o tal  nem se quer leu o que eu escrevi para ele, ou simplesmente ignorou as minhas palavras , ou pior ainda, em uma atitude desesperada de prender a minha atenção de alguma forma me enviou uma mensagem pra lá de romantica. 

Nestes casos, a reação de um Capricorniano vero é simplesmente a de não levar a sério uma pessoa tão impetuosa que parece flutuar nas nuvens, ou simplesmente subestimar a nossa inteligência. 

Automaticamente me vem em mente como seria viver uma relação séria com alguém que reage desta forma. Primeiro, ele não leva em conta as nossas considerações . Segundo, sonha demais e é pouco prático. Terceiro, está bem claro que o seu objetivo é impor a companheira a educação e criação de seu filho adolescente. O futuro desta relação está decididamente fadada ao fracasso. 

Critica demais? Analitica demais? 

Agora vou dizer uma frase bem caracteristica de nós Capricornianos: - Não sou pessimista, sou apenas realista! 

Em tudo nesta vida a capacidade de visualizar o futuro de forma pragmática nos livra de viver situações que fogem ao nosso controle. Não há como deter  o outro quando o castelo está montado. 

Aprender com os nossos proprios erros é algo que nos traz sabedoria ( ao menos deveria), porém ,    compactuar com os erros alheios é burrice. Até mesmo quando somos nós mesmos os construtores de grandes castelos de areia , nós Capricornianos temos a capacidade de enxergar lá na frente e a não criar expectativas irreais. 

Vive-se aquilo que a pessoa, ou a situação tem a nos oferecer e ponto final!

Seria tão mais simples viver relacionamentos saudáveis se as pessoas fossem mais empáticas umas com as outras e soubessem a diferença entre planejar o amanhã e criar expectativas egóicas no presente...




Nenhum comentário: