domingo, 14 de outubro de 2018

Eu nunca votei no Lula




Na casa do vizinho sempre tinha uma movimentação muito estranha. Gente cabeluda e jovem . Eu inclusive era apaixonada por um cabeludo que era muito simpático. Na época eu deveria ter uns 10 ou 12 anos de idade. Era muito dificil dizer quem morava naquela casa, o entra e sai era frequente e quase sempre de dia, nunca a noite. Ficava sempre no portão para ver se o cabeludinho por a caso apareceria.

Em um dado dia a policia militar , armada com fuzis invadiu a casa do vizinho. O quê serà que o cabeludinho havia aprontado?

Depois deste dia nunca mais vi aquela gente estranha na casa de cima. Nem o cabeludinho. Passado alguns meses fui saber que a policia havia recebido denuncias de que havia uma concentração de estudantes da UNE no local. Mas, qual o problema de estudantes da USP se reunirem para estudos no local?

Na minha santa ingenuidade de pré-adolescente ainda não entendia o que estava ocorrendo. Era o PT crescendo e se opondo ao governo militar. Na epoca creio que era o inicio do governo de João Figueiredo.

Fiquei com uma péssima impressão da policia militar, que aliàs, não saiam da minha rua. Ficavam plantados em frente a loja do meu pai todos os dias. Eu na minha santa ingenuidade achava que era para nos proteger de assaltos. Eles se revezavam todos os dias para vigiar o local , se por a caso algumas daquelas pessoas estranhas aparecessem de novo.

A repressão era tanta que fui criando uma certa simpatia pelos meus ex-vizinhos estudantes da USP e por suas ideologias partidárias de esquerda.

Após alguns anos , já com os meus vinte e tantos anos fui trabalhar em uma grande multi-nacional japonesa , a Yamaha. Era a época das greves e do fortalecimento do sindicato dos metalurgicos. Foi a primeira vez que ouvi o nome de um certo sindicalista que lutava pelos direitos do trabalhador de baixa renda, um tal de Luis Inácio .

Com o fortalecimento do sindicato dos trabalhadores , nós da àrea administrativa fomos favorecidos com os aumentos salariais conseguidos pelo sindicato dos metalurgicos , apesar de não fazermos parte do sindicato. Era preciso equiparar os salários do setor administrativos com os aumentos recebidos pela classe operária. E mais uma vez, comecei a admirar este tal movimento de esquerda e a força do PT.

Por um bom tempo fui simpatizante do partido dos trabalhadores , e até cheguei a votar em Luiza Erundina para a prefeitura de São Paulo. O tempo passou, e durante a gestão de Luiza Erundina o transporte público estava um verdadeiro caos, era muito dificil conseguir entrar em qualquer ônibus as 6:00 h da manhã. Pela primeira vez vi a avenida Paulista suja,  cheia de lixo pelas ruas e muitos , mas muitos trombadinhas. Nem vou falar aqui das inumeras greves que se sucederam na gestão Luiza Erundina.

Eu, sem entender de politica fui percebendo que a "bagunça" havia tomado conta de São Paulo. Fui comečando a entender que o PT era muito forte sim, em seu sindicalismo , mas nunca para gerir um estado como São Paulo e manter a ordem.

O tempo passou, Luiza Erundina já não era mais a prefeita de São Paulo . Nem lembro mais quem foi seu sucessor porque nem melhorou e nem piorou. E se não deu para sentir na pele eu entendo que foi um sucessor sem muita expressividade. Sei lá quem foi. Depois vou pesquisar no google pra refrescar a memoria.

Vieram muitas eleições apös o meu desafeto com o Partido dos Trabalhadores. Eis que surge Luis Inacio Lula da Silva se candidatando a presidencia da Republica. Nunca estive tão convicta de não votar em um candidato . Como não tinha lá muita opção , decidi anular o meu voto. Não queria um sindicalista na Presidencia da República . Mesmo que ele fosse um nome de muita expressão no meio e tenha feito muito pelos metalurgicos. Na minha opinião ele era ótimo sindicalista , mas jamais poderia governar o Brasil sem fazer grandes conxavos e favorecimentos. Além de ainda acreditar que para ser Presidente de uma nação é preciso sim cursar um nivel superior. Já que em funções administrativas de qualquer empresa exigem um minimo de preparo , escolaridade  e inglês intermediario. Seria estranho não exigir um minimo de formação de um Presidente da República.

Enfim, em nenhuma eleição votei no Lula e não  me arrependo.

As nossas opções partidårias mudam com o tempo , a cada experiência vividas na pele. Ou seja, no nosso cotidiano como cidadão . Para mim a segurança , a educação e a saùde,  foram fatores determinantes nas minhas escolhas tanto pessoais quanto partidárias. Acima até do crescimento e expansão economica do país. Existem questões que são prioritárias e é função dos nossos parlamentares e governantes priorizar aquilo que tem que ser melhorado com urgência. Não há como ignorar a raiz do problema e tapar o sol com a peneira.

É facil falar pra quem vive no exterior , abandonou o Brasil e nem se quer faz planos de um dia retornar , né mesmo?

Amo o meu Brasil , e tenho toda a minha familia vivendo em terras tupiniquins . É por eles que quero um Brasil melhor . Um Brasil que nos permita o direito de ir e vir , sem medo de transitar pelas ruas. Um Brasil que priorize  a formação intelectual ,  moral e civica dos nossos estudantes . Um Brasil que cuide da saúde pública. Cansei de ouvir referencias ao Brasil aqui no Japão  como o país do samba , de Neymar , de politicos corruptos e de assaltos  a mão armada.

Acorda Brasil! Ideologia partidåria nem sempre funciona na prática.


Nenhum comentário: