quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Preguiça mental



Existem algumas ocasiões em que ouvimos certas frases que nos marcam de alguma forma . Tais frases ouvidas em momentos oportunos ou não , quando nos ferem ou incomodam é sinal de que algo precisa ser mudado.

Aqui no Japão é normal topar com brasileiros que ao invés de te ajudar só querem te ferrar. Talvez  por  medo ou insegurança de perder o posto de trabalho, ou sei lá o que? Em uma das vezes que começei um novo emprego aqui em terras nipônicas fui muito mal recebida por uma garota brasileira que deveria ser a minha partner no trabalho. Quando a pessoa mal olha pra você e não te cumprimenta, pode esperar que vem problema.

Em uma das muitas discussões que tivemos desde o início por inúmeras razões , ela me disse: - "Você não houve o que a gente fala , e parece que tem preguiça mental". Naquele instante ,obviamente que a minha reação foi negativa ao ouvir esse insulto. Afinal, eu estava apenas aprendendo um novo trabalho que nunca havia feito. As brigas e discussões entre nós duas acabaram tomando proporções tão grandes que eu fui obrigada a me demitir para me ver livre daquela carrasca . No periodo que estive trabalhando sozinha , pois ela simplesmente me ignorava, tive que aprender a trabalhar sozinha. Aos poucos fui conseguindo me virar mesmo sozinha em um novo emprego.

Cada pessoa que passa em nossas vidas não passam por a caso. Elas sempre tem uma lição a nos ensinar , para o bem ou para o mal. Depende apenas de nós como vamos absorve-las.

Desta experiência eu aprendi que nunca devemos relaxar a mente em determinadas situações . As palavras rudes dessa garota ficaram ecoando na minha cabeça por muito tempo de forma negativa e aquilo que eu conseguia entender e perceber era apenas a grosseria de suas palavras.

Hoje pude compreender que "ignorantemente" essa garota me ensinou a usar mais o meu cérebro e a não esperar que alguém pense por mim. Seja para aprender um novo ofício, seja para aprender a usar as linhas de trens do Japão, seja para me comunicar em lingua estrangeira , ou em qualquer outra situação na vida pessoal ou profissional. Nunca , "jamais" , deixar que a nossa mente fique preguiçosa!

Dizem por aí , que com o avanço da idade é normal perder aos poucos a capacidade de raciocínio. Eu discordo totalmente! Aquilo que ocorre na realidade é um atrofiamento do nosso cérebro por falta de uso. Já não estudamos mais, já não lemos mais, já não escrevemos mais, já não nos desafiamos mais , nem fisicamente e nem mentalmente. O resultado desta condição (opção) ē um raciocinio lento , oscilante e confuso. Alguns casos se agravam e levam até a doenças degenerativas do sistema nervoso central, unidas a uma vida extremamente sedentária e estressante.

Faço valer aqui o "Mens sana in corpore sano". Se dá para melhorar , pra quê piorar?


Namastê!


Nenhum comentário: