quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Maturidade emocional




Para um bom Capricorniano, a maturidade emocional tem raiz na capacidade mental de raciocinar sobre cada situação . Na maioria das vezes intelectualizamos os nossos próprios sentimentos , ou seja, o Capricorniano sente com a mente e não com o coração. Não quero afirmar aqui que Capricornianos sejam  seres frios e insensíveis , mas a emoção vem sempre seguida de insigths racionais. Podemos passar por momentos de ansiedade, frustração, passionalidade e de grande emotividade como a qualquer outro signo do zodiaco.Porém  , a razão vem sempre depois , organizando e controlando tudo de forma prática e sintética. Talvez esta seja uma forte caracteristica dos signos de terra , onde a segurança vem sempre em primeiro lugar. Segurança em todos os sentidos: emocional e material.

Hoje estive refletindo sobre sobre os meus medos Capricornianos . Percebi que dentre todos os meus medos existe sempre uma ênfase no medo da perda. O combustível do Capricorniano não é exatamente a coragem. É o medo. Medo de perder aquilo que foi conquistado, e até mesmo aquilo que ainda não foi conquistado. Dizem que o Capricorniano é um péssimo perdedor, mas eu ainda creio que os efeitos da perda de algo tenha um efeito mais negativo em Escorpianos. E para quem possui o Sol , o ascendente ou a Lua nestes dois signos a situação fica bem mais confusa.

Com o meu Sol em Capricornio e a minha Lua em Escorpião, aprendi com o tempo que nada é totalmente controlável , nada é eterno. As nossas emoções e o nosso estado de ânimo oscilam a cada novo desafio , a cada nova experiência. Descobri que querer controlar a tudo e a todos , inclusive as nossas emoções , também trazem perdas. Não é que agora vou deixar conduzir-me   pelas minhas emoções, nem funcionaria a longo prazo para um bom Capricorniano. O unico contrôle que podemos ter sobre nós mesmos é a nossa paz interior.

Em realidade , a minha meta pessoal sempre foi a de estar em paz comigo mesma, independente do ambiente que eu viva ou das relações do momento. Acredito que estou conseguindo atingir esta meta, com a ajuda do yoga e de um certo isolamento social necessário durante todo este trajeto.

Confesso que ainda não venci  o medo da perda, mas a paz que tenho sentido nos ultimos meses me ajudam a não teme-la tanto. A Paz interior é a única sensação controlável que depende apenas de nós mesmos, independente de qualquer situação.

Outros desafios virão, perderei a minha paz por alguns momentos , mas ela sempre retornará, se assim eu permitir.

Que a paz reine sobre nós!

Namastê!

Nenhum comentário: