sábado, 14 de março de 2020

Corona vírus e a conscientizacão de cada um



A Itália atualmente está com mais de 21.000 casos detectados com o Corona Virus e cerca de 1.400 mortos . Faz alguns dias , talvez uma semana , que haviam pouco mais de 10.000 pessoas infectadas e hoje é praticamente o dobro de pessoas infectadas em um espaço de tempo muito curto. Eu me pergunto : A que se dá esta rapidez?

Em compensação aqui em terras nipônicas os números de contaminação com o Corona virus tem se mostrado bem lentos desde fevereiro. Hoje temos ao total cerca de  786 casos confirmados e 21 mortos , fora os passageiros do Diamond Princes que é uma embarcação de origem norte americana que ficou atracado no porto de Yokohama por días , com passageiros de várias origens contaminados pelo Corona virus.

Aqui na minha cidade que  faz parte da provincia de Shizuoka a vida parece seguir " normal". Não sei dizer qual é o comportamento das pessoas que vivem em Tokio ou outras cidades maiores , mas a ultima vez que fui até a cidade de Shizuoka-shi a vida seguia normal. Nenhum atendente de loja usava máscaras  nem mesmo os atendentes do Mc Donalds . O Starbucks estava lotado de pessoas e por esta razão decidi não entrar , achei melhor comprar um café em lata nas máquinas. As ruas estavam bem movimentadas e a estação de trem também. Algumas pessoas usavam máscaras ( já é habito aqui) , outras não. Sinceramente não vi nada de anormal. Isto faz quase um mês atras, não sei se algo mudou muito neste periodo.

É sabido que os japoneses já possuem o hábito de usar máscaras a toda hora, seja pela poluição que vem da China, seja pelos pólens , ou por um simples resfriado. Também é de costume repousar em casa até que se tenha alta do médico quando uma pessoa está com influenza. Nenhum japonês sai por aí tossindo sem usar uma mascara de proteção para não contaminar outras pessoas. Seria por esta razão que o Corona vírus não se alastrou de forma desastrosa no Japão como foi na Itália?

É a tal da conscientização civil. O povo japonês pensa de forma coletiva e se usar máscaras para não contaminar as pessoas é uma norma , todos tendem a seguir . Dificilmente um japonês que esteja resfriado deixa de usar mascaras em ambientes fechados . Claro que existe sempre os mais desleixados que nem estão preocupados , mas é com certeza uma minoria. A orientação de não sair de casa desnecessariamente também tem sido seguido à risca por sua maioria.

Apesar da falta de uma atitude preventiva mais eficaz por parte do governo japones e a lentidão em fechar a entrada para pessoas vindas da China e da Coréia , decisão esta que foi tomada apenas em março, a contaminação por Corona vírus continua em uma contagem muito lenta. Aqui na província de Shizuoka   estamos com três casos confirmados de pessoas que haviam viajado ao exterior. A contagem mais alta ainda é em Hokkaido no extremo norte do Japão. Mas, a pergunta que não quer calar é: - Porquê o vírus não se alastrou de forma rapida e desordenada no Japão?  Na minha opinião o virús precisa de um transporte para se deslocar , e os japoneses não costumam fazer outra coisa em sua rotina nrmal do que ir do trabalho para casa e de casa para o trabalho. A maioria dos casos aqui da minha cidade por exemplo , são de pessoas que se deslocaram em trens, taxi , aeroportos e aviões.

Portanto, se o Corona vírus precisa de um "transporte" para se alastrar a solução é não estar se deslocando de uma cidade a outra ou em viagens muito longas utilizando os meios públicos de transporte. E o principal! Se formos pegos por uma gripe simples, infuenza ou até mesmo o temido Corona vírus , proteja o seu colega de trabalho , os seus familiares , o porteiro do prédio , o carteiro ,ou quem  quer seja, usando uma máscara.  A conscientização do momento atual e a atitude civil de cada um é a melhor arma de combate contra a pandemia.




Nenhum comentário: