domingo, 22 de março de 2020

Pandemia no mundo e a tranquilidade no Japão




Existe  um mistério que envolve o número baixissimo de contaminações pelo "Coroa" ( me recuso a pronunciar ou escrever a nomenclatura real) no Japão em comparação a outros países.  Visto a proximidade geografica de países vizinhos como a China e a Coréia e a frequente circulação de pessoas advindas destes países , seria de se esperar que a contaminação fosse bem maior.

Os números da contaminação no Japão crescem , mas crescem muito lentamente. Pelo menos estes são os dados oficiais. Cerca de pouco mais de 1.000 pessoas confirmadas e cerca de 40 mortes . O governo estaria escondendo os números por causa da Olimpiada? Talvez sim. Mas, se os numeros fossem irreais eu ja teria algum conhecido ou algum colega de trabalho contaminado. Não é o que ocorre. Até a um mês atrás tive duas colegas de trabalho que foram diagnostificadas com influenza e nada mais. Até mesmo o número de pessoas que costumam se contaminar com a imfluenza no inverno foi bem menor ao ano anterior. O que nos faz imaginar que a população japonesa com medo de ser contaminado pelo "Coroa" aumentou os cuidados de higiene e uso constante das mascaras de proteção.

No inicio , após a divulgação do primeiro caso de "Coroa" , os japoneses estavam mais assustados , mas com o pouco avanço dos números a população relaxou um pouco. A vida segue quase normal em terras nipônicas , sem pânico.

Apesar da aparente tranquilidade o virus ainda está se propagando , mas de forma lenta. Tal lentidão está intrigando muitas pessoas . Então, os japoneses são em sua maioria imunes ao "Coroa" ?

Alguns sites italianos noticiam que o segredo do Japão é um medicamento utilizado no país para a imfluenza , o tal do Avigran. Li alguns comentarios na comunidade brasileira no Japão de que este medicamento serve para a asma. Se está sendo utilizado no Japão no caso do "Coroa" , não sei afirmar. Provavelmente sim, posto que ainda não existe um medicamento para o "Coroa". Usa-se aquilo que tem.

Aquilo que não dá para acreditar é que o Japão esteja escondendo a cura milagrosa do "Coroa" para faturar com a Pandemia. E nem que seja merito deste medicamento os numeros baiximos de contagio no país.

Vivendo aqui em terras nipônicas posso afirmar a quem quer que seja , que não há corridas para os hospitais e nem gente morrendo. A rotina é a mesma de quando surgem surtos de influenza. O paciente vai ao hospital , se medica ( provavelmente com o Avigran) e fica em isolamento por cerca de tres ou quatro dias. Durante o periodo de risco de contaminação os japoneses usam máscaras para não contaminar as pessoas ao seu redor. É um habito normal.

Aos poucos estou começando a ouvir alguns casos e suspeitas no meu trabalho. O virus está circulando sim. Ele é real, ele existe. Mas , até o momento não há um pânico generalizado aqui em terras nipônicas. Aquilo que se nota é que as pessoas estão mais reclusas e evitam sair. O que já é normal aqui na cidade onde moro. Apenas nos feriados nacionais os japoneses lotam restaurantes , shopping centers , estradas e aeroportos.

De certa forma, em termos gerais a vida segue normal aqui em terras nipônicas com pequenos cuidados que talvez tenham sido essenciais para não propagar o vírus no país.

Apesar da tranquilidade aparente, a luta ainda não acabou. Todo cuidado é pouco. Basta um infectado , apenas um infectado dentro de uma sala fechada com mais de cinquenta pessoas , ou dentro de um trem e as estatisticas mudam do dia para a noite.

Portanto, na minha opinião o uso das mascaras é fundamental para quem está contaminado e para quem não sabe que está contaminado , e o auto- isolamento social. Além de lavar as mãos sempre que voltar para casa e usar alcool gel quando não é possivel lava-las. Este é o segredo dos japoneses!!!

Nenhum comentário: