domingo, 29 de março de 2020

O medo do desconhecido



A pandemia do Covid-19 pelo mundo vem provocando um temor antes nunca sentido na população mundial. Um misto de angústia e esperança. Angústia pela situação surreal na Itália e esperança deste mal não atingir tão fatalmente a uma população ainda jovem e saudável.

Além da angústia pela saúde de cada um de nós ( não sabemos se estamos com a nossa imunidade em dia) , existe também o risco da economia afundar de tal forma a aumentar o desemprego pelo mundo.

Entre a cruz e a espada. É assim que nos encontramos no momento. Aderir ao isolamento horizontal ou ao vertical?

É preciso analisar cuidadosamente cada região e seus números, caso a opção seja pelo isolamento ( quarentena) vertical. Localidades onde apresentem mais casos deveriam ser isolados . Ninguém entra e ninguém sai, permanecendo em isolamento em suas residencias. Outras regiões com um menor numero de contaminados deveriam seguir o isolamento vertical com fronteiras fechadas e orientações de sair apenas para trabalhar e ir ao supermercado e farmácias. Porém, para saber a real situação de cada região é preciso testar a absolutamente toda a população. Caso que não ocorre em muitos países, seja por falta de testes ou pela propria politica do país.

E o quê nós como cidadões podemos fazer para combater esta praga?

Não conheço outra forma a não ser consciência e disciplina. Não importa se você faz parte do grupo de risco ou não, evite aglomerações de pessoas. Saia de casa apenas para o necessário. Use máscaras ,  não sabemos se já estamos contaminados . Lave as mãos todas as vezes que voltar para casa . Leve consigo um alcool em gel ou use luvas para tocar em coisas e dinheiro na rua. Exija de seus empregadores um ambiente preparado com janelas abertas , mesas, portas  e equipamentos desinfetados . E principalmente a medição de temperatura de todos os funcionários antes de começar o expediente. É o minimo que podemos fazer.

Eu vivo no Japão , e apesar dos numeros ainda serem baixos em relação a outros países da Ásia, os numeros estão crescendo em regiões metropolitanas como Tokio, Osaka e Aichi. Muitas pessoas podem estar pensando que o governo Japonês  é um exemplo , mas não é! A razão de tantos números baixos é puro mérito de costumes já arraigados no país há muitos anos. A fabrica onde eu trabalho é uma grande industria de vidros , onde a maioria dos clientes da atualidade sao os chineses , em especifico de Hubei , o centro do corona-virus na China. E apesar da proximidade , nenhum cuidado tem sido tomado por parte da direção desde o anuncio do primeiro caso em terras nipônicas. O alcool acabou , sabonetes para lavar as máos tambem não são repostos e reuniões em grupo com mais de oitenta pessoas continuaram normalmente.

Solicitei aos meus superiores que tomassem o cuidado de ao menos cancelar reuniões em salas fechadas e repusessem o alcool nos refeitorios e banheiros, mas fui ignorada. Eu levo de casa sabonete e toalhas embebidas em alcool para higienizar as mesas e portas dos refeitorios . Também sou eu que abro portas e janelas para ventilar os ambientes. Se eu tiver que brigar com os meus superiores , eu vou brigar. Não estou pensando somente na minha saúde, estou pensando no todo. Se uma unica pessoa for contaminada seremos obrigados no minimo a ficar em casa por alguns dias até desinfetarem o local, ou pior , seremos obrigados a uma quarentena. Não é só a saúde pública que importa , o nosso ganha pão é o nosso trabalho. Se cada um contribuir podemos manter este virus longe de nossas vidas. Ou, ao menos retardar a sua chegada.

Consciência , disciplina, precaução e bom senso .!!!!

Nenhum comentário: