domingo, 15 de março de 2020

Corona-vírus é realmente inofensivo?



Tenho observado que muitas pessoas no Brasil fazem comparações entre o Corona -vírus , o sarampo , a dengue ou a uma simples gripe. Se ele é menos mortal ou não , este não é o caso. A principal caracteristica deste virus é a velocidade do contágio.

Na Itália a saúde pública está um verdadeiro caos porque todas as pessoas contaminadas ao mesmo tempo não podem ter o atendimento devido pela falta de leitos ou aparelhos apropriados. E se 1.400 mortes , seja de idosos ou não, tem pouca representatividade, são vidas e não números percentuais. Ninguém em sã consciência quer perder um ente- querido por falta de um atendimento adequado.

Noticia-se muito na mídia que os mais afetados são os idosos, como se isso não tivesse tanto valor. Afinal, são idosos , na maioria das vezes já aposentados . "Não se alarmem, o virus só atinge a idosos". É desumano demais!

Este vírus tem o poder de segregar , de originar interesses políticos e econômicos em detrimento a saúde pública mundial. E isto não é letal? Então, creio que esteja na hora de reconsiderar as nossas convicções. Qual é a prioridade de alguns governos ? Cuidar da saúde pública ou da economia do país?

O Corona-vírus além de ser um vírus que ainda não tem uma vacina , não se sabe ao certo como ele reagirá em cada organismo. É muito prematuro e irresponsável afirmar qualquer coisa que seja. A única consequência certa é o contagio em massa de populações inteiras. Mesmo que seja uma gripe simples , ninguém quer ficar isolado de quarentena porque além do mal estar físico vem também os prejuizos no orçamento mensal. Para mim , ficar duas semanas em quarentena é um buraco imenso no meu orçamento .

Este vírus veio para provar a nossa consciência como indivíduos e cidadães. Não dá para ser egoísta e pensar apenas na própria saúde , na própria condição economica. É a união da consciência coletiva que vencerá este período.

Proteja o outro e estará protegido também.



Nenhum comentário: