sábado, 21 de março de 2020
Estava escrito Maktub
Nestes tempos de crises de todos os gêneros , me lembrei de ter visto em uma interpretação do meu mapa Natal sobre crises mundiais que ocorrem de 150 em 150 anos. Nem dei muita importancia porque era um aspecto geracional. Nem lembro mais qual era a quadratura.
Em 2008/2009 eu passei por uma crise tremenda aqui em terras nipônicas e fiquei desempregada e sem casa. Assim como a grande maioria de brasileiros que residem e trabalham no Japão. Para a minha sorte , apesar do desemprego , não foi a falta de recursos financeiros que me atingiu. Foi a dificuldade de encontrar uma moradia e o stress do periodo.
Em 2011 , novamente uma crise , desta vez advinda da Natureza. O grande terremoto seguido de um tsunami que atingiu a região nordeste do Japão. O país parou por alguns dias e o pânico fez com que muita gente deixasse o Japão. Inclusive eu.
Em 2012 , já em terras tupiniquins a crise foi pessoal. Dificuldade de adaptação no Brasil e um salário que mal dava para o meu sustento. O que fez com que eu retornasse ao Japão em menos de dois anos.
De 2012 até os dias de hoje , não passei por nenhuma crise mais grave que afetasse a minha vida . Parece que estava se fechando um ciclo de 7 anos .
Atualmente em 2020 estamos novamente passando por uma crise mundial com esse "Coroa" ( estou evitando usar a nomenclatura real) , e lá vem a insegurança bater em minha porta outra vez. Apesar dos numeros de contagio estarem oficialmente baixos aqui em terras nipônicas, a insegurança é geral com o futuro economico do país que depende diretamente da China e das boas relações entre os Estados Unidos e a China. Mesmo que o Japão consiga sair desta crise sanitária em pouco tempo não se sabe como o mercado global irá reagir. A situação atual em alguns países é caótica , o que gera insegurança e reflete na economia global.
Até o momento estamos assistindo , como se fosse um filme de terror, o desenrolar desta crise em países europeus. Pelo visto , cada cultura reage de forma diferente . Não há dúvidas de que a disciplina e a consciência coletiva seja a chave para passarmos por este periodo. Critiquei em varios posts sobre a mentalidade coletiva do povo japonês , mas tenho que admitir que estava errada em julga-los. O momento pede consciência coletiva e talvez o que esteja funcionando no Japão para combater a crise do "Coroa" , seja esta consciência coletiva de manterem-se em isolamento , usar máscaras para não contaminar os outros e manter hábitos higiênicos reforçados.
Não existirá ação de nenhum governo que resultará em sucesso se a população não contribuir com a sua disciplina e consciência coletiva . Não se esqueçam que a China está mantendo os seus numeros inalterados por ser um país comunista onde o governo é quem manda. O Japão por ser um país de politica capitalista , os interesses economicos falam mais alto. O que salva é o seu povo disciplinado e até mesmo submisso.
Mas , o que ocorre na Itália? O povo italiano é caloroso , expressivo, instintivo e indisciplinado. Pelo menos é esta a imagem que muitos europeus tem de italianos. O governo diz : Rimanete a casa . E eles fogem do norte da Itália para o Sul, saem para fazer passeios no parque e inventam mil desculpas para poderem sair da quarentena. Nota-se visivelmente que não existe uma consciência coletiva para passar por esta crise. E com certeza não conseguem parar de se expressar de forma calorosa e dramática com muitos abraços . Pequenos detalhes que fazem toda a diferença neste periodo.
Não ando vendo os aspectos astrologicos do periodo , mas sei que muitos planetas estão entrando ( ou já entraram) no signo de Capricórnio. E sabe o que isso significa? As caracteristicas deste signo estarão pairando nos céus . Seriedade , responsabilidade , disciplina e determinação com uma pitada de frieza emocional. O momento pede responsabilidade , disciplina e racionalidade . E com certeza não será com o alarde , negligência e o desespero que iremos passar por esta fase.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário