domingo, 12 de abril de 2020

E depois?



Faz alguns anos que já não faço mais planos a longo prazo. Três meses é o tempo suficiente para planejarmos a vida, mais do que isso pede sempre um plano B. Nem sempre as coisas ocorrem como o esperado . Portanto, para não ser pego de surpresa e não se frustrar , é aconselhavel fazer planos de curto prazo , ou ter em mente um plano B.

E quando enfrentamos uma pandemia que coloca em risco não só a saúde pública como a economia mundial? Ninguém nos ensinou esta matéria nas escolas e universidades.

Temos o exemplo de outras pandemias como a gripe espanhola em 1918 que durou até 1920 . Muito mais mortal do que a Covid-19 . Se a gripe espanhola durou 2 anos , è de se esperar que esta pandemia atual dure no minimo 1 ano. Visto que , eram outros tempos quando a gripe espanhola infectou  mais de 500 milhões de pessoas pelo mundo.

É de se imaginar que foram tempos difîceis . Desemprego, fome e depressões. A diferença é que nos dias atuais a tecnologia e a ciência estão mais avançadas , o que é um ponto positivo. Além das notícias que correm o mundo com mais rapidez, alertando a população dos cuidados que devemos ter para evitar a contaminação.

Desde o anuncio da China sobre tal pandemia , passaram-se cerca de tres meses ( se não me equivoco) e cada país vem tomando as suas providencias para não gerar o caos em sua rede hospitalar. Medidas de emergia ( no Japão) e lockdown pelo mundo. Apesar da orientação para que as pessoas se isolem socialmente e mantenham cuidados higienicos redobrados, os numeros de contaminados continuam crescendo pelo mundo. E quando isto terá fim?

Provavelmente quando a grande maioria jà tenha se contaminado , criando anti-corpos , ou quando a ciência descobrir e aprovarem um antidoto. A contaminação é rápida , mas o antidoto não!

E como deveremos proceder depois que passe o pico de contaminações? Vida normal? Infelizmente os prognösticos não sao muito favoráveis. A vida não andará normal , pelo menos em um prazo de 1ano , até que se contenha de alguma forma a proliferação do vírus. Palpite! Pode ser que dure mais tempo...

Apesar do quadro não muito animador , esta pandemia vai passar. E durante este periodo devemos buscar formas de sobreviver a ela sem entrar em desespero com a insegurança que toma conta do mundo.

Não adiantará muito ser otimista durante este periodo. O momento pede racionalidade para enfrentar os nossos medos e os desafios que vem pela frente. Não afogue o seu medo. Encare-o de frente. Se dê  o direito de "pirar" por um tempo e retorne ao seu centro de equilibrio. Esta atitude por mais estranha que pareça nos fortalece. É como a Fenix que vira pó e ressurge de suas próprias cinzas.

Você decide: Você è Fenix ou é pó?


Namastê!

Nenhum comentário: