quarta-feira, 1 de abril de 2020

Usar ou não usar a máscara de proteção?



Talvez a dúvida sobre o uso das máscaras de proteção para pessoas não confirmadas com o Covid-19 seja uma realidade em países não habituados a usa-las . Porém, aqui em terras nipônicas é "regra". É como se a mascara de proteção já fizesse parte da rotina diária.

Os japoneses em sua maioria usam máscaras para se protegerem dos  pólens dos cedros na Primavera . Além de usarem para não transmitir gripe e contra a poluição  que vem  da China , o PM2.5. Também existem pessoas que a usam simplesmente para esconder o rosto , por inúmeros motivos que só eles entendem.

Para a cultura ocidental pode ser dificil aderir ao uso compulsório de mascaras nesta fase. Mas, a realidade do momento atual pede . Muitas pessoas podem estar contaminadas com o Covid-19 e simplesmente serem assimtomáticas. Para não aumentar a disseminação do vírus é aconselhável que todos a usem.

A exemplo da China , toda a população de Whuhan estava usando máscaras . Vi alguns videos de brasileiros que vivem na China , e as imagens falam por sí só. Todos , absolutamente todos usando mascaras nas ruas . E a opinião de todos os brasileiros que vivem na Asia é a mesma em relação ao uso das máscaras , mesmo para quem não foi confirmado com o vírus.

A falta de máscaras de proteção tem sido um grande problema no mundo,inclusive aqui em terras nipônicas. As pessoas fazem filas em farmácias logo pela manha. E quem não tem tempo para estar enfrentando filas em farmácias? O jeito é fabrica-las em casa.

A fabricação de máscaras caseiras tem criado algumas polêmicas quanto a sua eficiência. Obviamente que não são comparáveis as máscara cirúrgicas ou N95 , mas a máscara caseira tem outra função, e isto tem que ficar bem claro. As mascaras caseiras servem para diminuir a disseminação do vírus , mas não garantem a proteção do individio que a usa. Em um contexto geral da situação atual , elas servem e muito como uma barreira para não disseminar o vírus. Que já é uma grande contribuição .

É preciso que as pessoas se conscientizem de que de uma forma indireta estamos nos protegendo também de uma disseminação do vírus entre os nossos familiares , amigos , ambiente de trabalho , no uso de meios de transporte coletivo , na comunidade que vivemos e assim por diante.

Nunca devemos pensar que estamos livres de sermos contaminados e muito menos de não contaminar quem nos está próximo. Provocando uma reação em cadeia incontrolável se não a barrarmos de alguma forma .

Além do uso das mascaras para não disseminar o vírus , elas também nos trazem um certo conforto "ilusório" de proteção. O que não é ruim. Afinal, estamos todos nos sentindo desprotegidos.Ela também nos ajuda a não tocar no rosto , esfregar o nariz sem  perceber.  Mas, o uso das máscaras devem seguir certos critérios . Como troca-las a cada 2 horas , ou quando sentir que ela está úmida, ou quando por algum motivo tocou várias vezes na máscara sem higienizar as mãos.

As máscaras de tecido para terem uma "proteção" razoável devem ser confeccionadas com algum filtro, como a gaze por exemplo. Que pode ser colocada por dentro e trocada sempre que necessário.

O governo japonês estará distribuindo máscaras de gaze para a população. O que parece uma piada , já que elas não garantem proteção, porém ajudam na não disseminação do vírus. O que  é uma grande contribuição para conter o aumento de casos .

Portanto, na dúvida, use-as.


Nenhum comentário: