sábado, 25 de abril de 2020
Momentos de paz
Estado de emergência no Japão. É um tipo de quarentena voluntária porque as leis do país não permitem que o estado decida que os cidadões sejam obrigados a não sair de casa ,ou que o comércio e a indústria pare de funcionar em situações como esta que estamos vivendo no mundo.
Apesar do pedido de auto-isolamento, eu continuo trabalhando e tendo uma vida "normal" . Quase nada mudou em minha rotina , apenas o fato de estar evitando alguns poucos amigos e tendo um cuidado redobrado com a higiene.
As idas ao supermercado que já eram poucas , uma vez por semana, continuam igual. A unica diferença é que agora alguns estabelecimentos exigem o uso de máscara , nas filas do caixa existem marcações para manter a distancia e os caixas se protegem detrás de uma cortina de plástico.
Os encontros e saídas com amigas já eram poucos , agora estão reduzidos a "zero" praticamente. Falar com amigos , somente pela internet. Porém, o meu contato virtual via whatsapp com a minha filha melhorou muito em todos os sentidos. Nos falamos com mais frequência. Isto é um ponto muito positivo.
No meu trabalho o momento é de muita pressa com os atrasos provocados pela pandemia. Trabalho com lentes para a Apple e a produção toda é feita na China. Teremos um periodo muito atarefado que será decisivo até junho. Pode ser que continuemos com a produção , como pode ser que seja suspensa. Tudo dependerá das vendas do novo iphone em meio a esta pandemia. Muita incerteza. Caso a produção seja suspensa , com certeza haverão muitos cortes. É esperar para ver. Junho cm certeza será um mês decisivo para o mundo em geral.
Com todas essas incertezas e o aumento de casos de infecções em Tokio , é normal que fiquemos nos sentindo inseguros e ansiosos. Mas, aos finais de semana eu me isolo em meu mundo que se resume a um apartamento de 30 metros quadrados de solitude e muita leitura. Ontem, sabado, faxinei a casa e fui ao supermercado como sempre. À tarde decidi repousar um pouco e acabei adormecendo. Até sonhei com o Neymar.
É tedioso viver assim? Sim, é. Mas, tem um lado bom nisso tudo. São momentos de paz que administro comigo mesma. Se quero ler um livro eu leio, se quero organizar o apartamento eu organizo, se quero dormir o dia todo eu durmo, se quero fazer uma caminhada sozinha eu vou.
Estou evitando voluntariamente falar com algumas pessoas que sei , são muito ansiosas. O momento é propicio a emoções do tipo e eu quero estar administrando apenas a minha ansiedade. Afinal, ninguém tem uma noticia boa , melhor evitar.
Hoje acordei muito cedo, portanto o dia será proveitoso . Vou sair e caminhar no parque enquanto está ainda aberto ao público. Depois vou tentar costurar algumas máscaras para uso próprio. É uma verdadeira terapia costurar. Também vou fazer um banho de imersão com óleos essenciais de lavanda e depois aplicar uma auto-massagem nos pés com a tecnica que aprendi de reflexologia podal. Ajuda a relaxar e diminuir as dores do corpo.
É fácil falar em administrar a ansiedade quando ainda estamos tendo uma rotina quase normal. Sabe-se lá como será quando existir realmente a eminencia de um corte no trabalho. Mas, vamos deixar para vivenciar isto quando chegar o momento certo.
Vivendo um dia após o outro. O amanhã deixo para decidir amanhã. Aquilo que estava dentro das minhas possibilidades eu o fiz para enfrentar tais momentos , o resto é com Deus.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário