sábado, 3 de dezembro de 2011

Champagnes e espumantes




Penúltimo dia do curso de vinhos no Senac. Hoje o tema foram os champagnes e os espumantes. Chiquérrimo!

Pra variar o professor Pedro (o portuga) deu um banho de história. O cara é pequinininho mas é poderoso, suas aulas são muito culturais e bem humoradas. Nem preciso dizer que degustamos umas 5 marcas de espumantes e ficamos todos muito alegrinhos, como sempre. Algumas alunas tiveram a ótima idéia de trazer cerejas, marmeladas e um biscoito folheado para acompanhar a degustação.Maravilha! Como é bom estar entre pessoas educadas, cultas e de gosto refinado de vez em quando.

As aulas tem sido mais do que um simples aprendizado básico sobre vinhos, tem sido uma bela terapia. Todas as aulas transcorrem de forma muito amena e em nenhum momento os participantes se dispersam. O portuga é muito bom mesmo e consegue prender a atenção de todos os alunos. Nunca vi ninguém dormindo na aula dele, só meio bebados...ops...meio alegrinhos.


A análise degustativa dos espumantes é mais difícil do que a dos vinhos tinhos, pelo menos eu não consegui identificar com facilidade os aromas .

O detalhe mais interessante é o da perlage , as borbulhas presentes nos espumantes e champagnes. Até isso deve ser analisado. As borbulhas que sobem no centro da taça e se espalham pela borda do copo não são de boa qualidade, mas o espumante que apresenta uma borbulha (perlage) que segue em linha reta até a superfície e se concentra no meio é considerado um bom espumante. Quanto mais reto e de permanencia prolongada o perlage , melhor é o espumante.

Como eu havia comentado nos posts anteriores, 4 dias nunca serão suficientes para conhecer o mundo dos vinhos e a sua história. Fica sempre um gostinho de quero mais...



Nenhum comentário: