segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Efeitos do consumo do vinho





Sistema Nervoso


Consumo moderado: reduz os riscos da perda progressiva das funções cognitivas, previne as enfermidades neurodegenerativas e minimiza os danos causados pelos radicais livres, que se libertam quando a glicose se converte m energia.

Consumo excessivo: pode causar a destruição dos neurônios , a alteração de memória e perda de reflexos.

Sistema Circulatório

Consumo moderado: diminui o nível de colesterol e triglicérides no sangue e o fluidifica, minimiza a apariição de infarto de miocárdio, apoplexias, tromboses, má circulação, etc.

Consumo excessivo: provoca um estriamento das fibras do coração, que pode provocar insuficiência cardíaca; o aumento da pressão arterial provoca derrames.


Sistema Respiratório

Consumo moderado: restringe a possibilidade de contrair enfisemas, bronquites e, em alguns casos, asma.

Consumo excessivo: provoca alterações importantes nas defesas de todo o corpo e , com o tempo, repercute numa piora da função respiratória.

Sistema Digestivo

Consumo moderado: previne a acumulação de gorduras no figado, condição crônica comumente associada ao alcoolismo.

Consumo excessivo: provoca gastrite, que, se não for tratada a tempo, pode chegar a causar úlcera. No fígado, principal metabolizador do produto no organismo, origina a inflamação das células (hepatite), que pode se transformar em cirrose.

Sistema Reprodutor

Consumo excessivo altera os vasos sanguineos do pênis, o que provoca impotência. Pode inibir a produção de hormônios que ajudam a gerar os espermatozóides, causa de infertilidade. Durante a gravidez, pode provocar a síndrome fetal alcoólica no feto, uma alteração genética que resulta em deformações físicas e retardo mental.

texto extraido do Livro -Conheça Vinhos - Dirceu Vianna Junior e José Ivan Santos



Nenhum comentário: